sábado, 21 setembro 2024

Cidades

12/01/2024 09:42

A+ A-

Após tempestade devastadora, governo de MS declara situação de emergência em Aquidauana

O decreto abrange partes das áreas urbana e rural do munícipio

Atualizado: 12/01/2024 09:49

Redação

Em decorrência dos estragos causados por uma tempestade devastadora, o governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta sexta-feira (11), um decreto que declara situação de emergência no município de Aquidauana. A medida visa proporcionar uma resposta eficaz aos desastres ocorridos em 29 de dezembro de 2023.

O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, reconhece a situação de emergência nas áreas urbana e rural de Aquidauana, atingidas pela tempestade. O prazo de vigência da medida é de 180 dias, durante os quais todos os órgãos estaduais estão autorizados a mobilizar esforços para ações de resposta, reabilitação e reconstrução.

Dentre as autorizações concedidas pelo decreto, destaca-se a convocação de voluntários para fortalecer as ações e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, visando facilitar a assistência à população afetada.

No final de dezembro, Aquidauana já havia decretado situação de emergência após registrar 165 milímetros de chuva em apenas duas horas. O temporal gerou inundações, destruição de imóveis e causou transtornos significativos à população.

As fortes chuvas pegaram a cidade desprevenida, resultando em um "cenário de guerra", conforme descreveu o prefeito Odilon Ribeiro. Ruas alagadas, casas tomadas pela lama e uma nuvem de poeira contribuíram para um início de ano desafiador.

O governo estadual destaca que a medida emergencial permitirá uma resposta coordenada para amenizar os impactos causados pela tempestade. Ações de assistência às famílias afetadas e a reconstrução da infraestrutura danificada são prioridades nesse momento de crise.

A Defesa Civil reforça recomendações à população para evitar acidentes, como não se abrigar sob árvores durante rajadas de vento e proteger documentos em caso de enxurradas. A cidade agora inicia um período de reconstrução, contando com o apoio do governo estadual para superar os desafios impostos pela tempestade.

Carregando Comentários...

Veja também