sábado, 21 setembro 2024

Cidades

há 7 meses

A+ A-

Expansão das Casas da Mulher Brasileira em MS: Dourados e Corumbá terão unidades até 2025

Ministra Cida Gonçalves anuncia previsão de funcionamento das novas unidades, com atendimento especializado para mulheres indígenas vítimas de violência.

Atualizado: há 7 meses

Redação

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, revelou em entrevista  ao Bom Dia MS, que as duas novas Casas da Mulher Brasileira em Mato Grosso do Sul, a serem construídas em Dourados e Corumbá, devem começar a funcionar já no próximo ano. A previsão foi anunciada nesta segunda-feira (29).]

A primeira Casa da Mulher Brasileira do país foi inaugurada em Campo Grande e tornou-se referência desde 2015. Agora, a implementação de mais duas unidades no estado visa ampliar o atendimento especializado a mulheres vítimas de violência. A construção em Corumbá, a 413 quilômetros da capital, ficará a cargo do Governo do Estado, com um repasse de R$ 7,8 milhões. Já em Dourados, a obra entrará em fase de licitação.

Dourados, a segunda maior cidade do estado, terá uma Casa da Mulher Brasileira especializada no atendimento às mulheres indígenas. A unidade estará localizada a cerca de 10 quilômetros das maiores comunidades indígenas do município, Jaguapiru e Bororó.

Cida Gonçalves enfatizou que a unidade terá funcionárias indígenas e estará preparada para atender às especificidades dessas mulheres, respeitando sua cultura, língua e territorialidade.

Além de Mato Grosso do Sul, o programa pretende expandir o modelo de atendimento para todo o país. Atualmente, três estados já assinaram com o Governo Federal para a criação das Casas, e a previsão é de instalação de 27 unidades, com solicitação para mais 63 em todo o Brasil.

A ministra Cida Gonçalves destacou que o projeto será apresentado à cúpula do G20, que ocorrerá neste ano no Rio de Janeiro. Cida Gonçalves está em Mato Grosso do Sul para a assinatura do acordo de cooperação técnica para adesão ao Programa Mulher Viver sem Violência e para a implementação das unidades da Casa da Mulher Brasileira em Dourados e Corumbá.

Carregando Comentários...

Veja também