quinta, 19 setembro 2024

28/08/2023 11:32

A+ A-

A Vida e Espiritualidade 14

Crescer na dimensão da espiritualidade exige de nós paciência e humildade. Essas são virtudes que adquirimos quando criamos o hábito de buscar sinceramente um encontro com Deus.

Crescer na dimensão da espiritualidade exige de nós paciência e humildade. Essas são virtudes que adquirimos quando criamos o hábito de buscar sinceramente um encontro com Deus.  São frutos de uma vida no Espírito. 
Muitas qualidades que encontramos nas pessoas de nossa convivência são frutos do Espírito. Além da paciência e da humildade, vemos que essas pessoas transmitem paz, alegria, benevolência, modéstia. Elas mesmas não alardeiam essas qualidades, mas são seus gestos, seu olhar, seu sorriso que nos comunicam a riqueza e o amor que levam no coração. Como é bom conviver com gente assim!
Um atleta, jogador de tênis ou futebol, nadador ou ginasta, só alcança uma meta depois de muito treino e disciplina. Sujeita-se a privações. A cada prova ou competição experimenta progresso e anima-se a aumentar seus esforços para conseguir novas marcas. Do mesmo modo a pessoa que deseja progredir no amor a Deus deve manter uma disciplina na prática da oração e da caridade. Manter um horário para meditar, ler a Palavra de Deus, rezar são atitudes que favorecem esse “treino”. Criar esse hábito faz com que aos poucos se possa dispensar o relógio, porque a oração vai acontecer como a respiração. Se só se pode viver respirando, passamos a viver rezando, no mesmo ritmo da respiração.


Quanto mais a pessoa se aproxima de Deus, mas é capaz de confiar nele e mais ajuda recebe.  Crescer na fé, esperança e caridade, que são dons dados por Deus, não é algo que possamos alcançar apenas com nosso esforço. Se pensamos assim, já está nos faltando a humildade. 


A espiritualidade de cada um é a força que recebe do próprio Deus para que a pessoa consiga estar sempre perto dele, não se deixe vencer por qualquer obstáculo que a impeça de viver na presença dele. Por isso a oração é uma ajuda indispensável para viver no Espírito. Com o tempo, passamos a viver em oração, mesmo que no momento estejamos nos dedicando a outra coisa. A mãe que dá banho no filho, que prepara os alimentos para a família, que ajuda os filhos nas tarefas da escola, pode fazer tudo isso com o pensamento em Deus. O trabalhador que varre as ruas, o carteiro que distribui as cartas, o motorista do ônibus, enquanto dirige, o professor que apresenta a disciplina aos alunos, o juiz que escreve a sentença... todos podem fazer seu trabalho rezando. 
Se mais pessoas vivessem essa realidade, haveria mais amor, alegria e justiça no mundo.

 

Carregando Comentários...

Veja também