quinta, 19 setembro 2024

07/08/2023 08:56

A+ A-

Vida e Espiritualidade 11

Uma palavra, que costuma estar sempre em muitas conversas, notícias e filmes, é amor. Nem sempre ela é usada no mesmo sentido e por isso causa certa confusão para quem ouve ou vê. Na nossa caminhada para um crescimento espiritual, convém estabelecer uma c

Uma palavra, que costuma estar sempre em muitas conversas, notícias e filmes, é amor. Nem sempre ela é usada no mesmo sentido e por isso causa certa confusão para quem ouve ou vê. Na nossa caminhada para um crescimento espiritual, convém estabelecer uma compreensão apropriada.

É São João, o Evangelista, que nos escreve em sua Primeira Carta (I Jo 4,16) “Deus é amor”. A carta é curta, mas já recebeu livros e mais livros com comentários a ela. Bento XVI escreveu sua primeira encíclica depois de eleito e deu-lhe este título: Deus é amor, e em 42 parágrafos muito densos esclarece o que deve se entender a respeito, evitando as confusões de linguagem. A sua leitura é um grande passo para nossa vontade de caminhar ao encontro de Deus.

Voltemos a São João: “Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele”. Se tivermos essa frase em nosso pensamento, certamente evitaríamos muita coisa que nos afasta de Deus e nos afasta de nosso objetivo de viver próximo dele, porque amar não é apenas uma ideia ou um sentimento, é antes de tudo um ato de vontade, consiste numa resposta ao amor de Deus, que nos ama antes de tudo.

Como responder a um amor que nos é dado gratuitamente? Deus nos criou, porque nos ama, e nos perdoa, porque ainda assim Ele nos ama. Que mistério inimaginável! Por que alguém não é capaz de responder com amor àquele que o ama infinitamente? Talvez porque não faz a experiência do amor divino.

Deus fez coisas grandiosas, do nada criou tudo o que existe, planejou como a vida poderia ser mantida, a natureza, o ar que respiramos e, o mais admirável, criou o ser humano e deu-lhe o poder de gerar vida. Esse o grande milagre da criação. Uma vida inteira de louvores não seria suficiente para agradecer tão grande amor.

Mas Deus não está presente em nossa vida só nas coisas grandiosas. Ele se manifesta até em pequenas coisas de nosso dia a dia.

No nosso dia a dia Deus se manifesta de tantas e tão variadas maneiras que quase nem percebemos. Veja o que acontece com uma dona de casa: quantas vezes quase corta o dedo ao cortar algum alimento, mas escapa de cortar... Quantas vezes quase viramos um copo de leite na mesa, mas escapamos de virar...  Um motorista que escapa de bater o carro ou a moto, uma criança que é socorrida segundos antes de cair... Serão esses os sinais da ação de Deus que nos esquecemos de agradecer? Agimos como se Deus não existisse?

Às vezes estamos tão preocupados em pedir grandes milagres que deixamos de ver Deus nas pequenas coisas ao nosso redor.

Pois aí está o segredo da espiritualidade: estar sempre consciente de que Deus nos ama e vê tudo o que fazemos. Sabendo que estamos na presença dele nossa vida será uma forma de oração, que nos ajudará a não nos afastarmos dele.

Carregando Comentários...

Veja também