sexta, 20 setembro 2024

Cultura

15/05/2023 10:44

A+ A-

Rita Lee: A irreverência musical e o legado eterno de uma artista do rock

Conhecida como a Rainha do Rock,  a artista teve uma carreira recheada de sucessos e inovações

Atualizado: 18/05/2023 04:19

Especial/ Da Redação

A cultura brasileira sofreu uma perda irreparável: na noite do dia 15 de maio, faleceu Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras brasileiras, a rainha do rock nacional. A família anunciou a triste notícia aos fãs e deu informações sobre o velório, que aconteceria no dia 10 no Planetário do Parque Ibirapuera,  aberto ao público, por meio de um comunicado postado nas redes sociais da artista. Desde 2021, estava em tratamento contra um tumor cancerígeno em seu pulmão.

Rodeada pelo som dos netos e dos bichos, que defendia como leoa, uma das maiores compositoras do Brasil,  passou os últimos anos de vida num sítio no interior paulista com seu marido, Roberto de Carvalho, junto desde 76, e com quem  teve três filhos: Beto, João e Antônio.  A cantora, apesar de amar a natureza, tinha um amor antigo, num apartamento perdido na cidade e com um amor imprevisível como o céu, ela traduziu a cidade de São Paulo, que, por ela, fez até carnaval na avenida e na rua.  

Rita Lee Jones,  teve uma carreira recheada de sucessos e inovações. Conhecida como a rainha do Rock, Rita  foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira que deixou sua marca na música brasileira com seu talento, irreverência e personalidade única. Nascida em São Paulo em 31 de dezembro de 1947, ela iniciou sua carreira na década de 60, com a banda Os Mutantes, um dos grupos mais influentes da época. O grupo com um som cheio de distorções inovadoras, o uso da guitarra elétrica e letras irreverentes participou do importantíssimo "Panis et Circenses ou  Tropucália", álbum manifesto do movimento Tropicalista. Em 1972, a cantora saiu do grupo.

Rita Lee dizia que caso não fosse artista seria veterinária

Dois anos depois, lançou o primeiro disco da sua parceria bem sucedida com o grupo Tuti Frutti. Nos próximos anos a cantora lançou álbuns fundamentais para o rock brasileiro, como o clássico "Fruto Proibido", considerado por muitos como sua obra prima. O disco marcou uma virada da carreira da cantora, sendo um prelúdio para os temas que abordariam em seus próximos lançamentos. Ademais, o disco foi um grande sucesso de vendas na época em que foi lançado.

Depois do último álbum em parceria com Tutti Frutti, lançado em 1978, Rita começou a colaborar musicalmente com seu companheiro, Roberto de Carvalho, juntos desde 76 e com quem teve tres filhos.Com sua voz poderosa e seu estilo único, Rita Lee se destacou como uma das principais artistas do rock brasileiro, deixando sua marca na história da música com hits como "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Banho de Espuma" e "Doce Vampiro". Ao longo de sua carreira, ela lançou mais de 20 álbuns e se tornou uma das artistas mais populares e respeitadas do país.  Suas letras, que muitas vezes abordavam temas como amor, sexo e drogas, foram consideradas transgressoras para a época e ainda hoje são lembradas como algumas das mais icônicas da música brasileira.


Prêmios- 

Ao longo de sua carreira, Rita Lee recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Shell de Música e o Troféu Imprensa. Em 2012, ela foi incluída no Hall da Fama do Rock Brasileiro, em reconhecimento ao seu legado na música. Mesmo após se aposentar dos palcos em 2012, Rita Lee continuou sendo uma figura influente e querida no cenário musical brasileiro.

De todos os amores que ela teve, o mais conhecido foi o rock. Ela  se entregou. Foi letra, voz, musa. Visitar o rock brasileiro, agora viúvo de Rita, vai ser sempre um jeito de reencontrar essa artista. Cada acorde tocado, frase cantada, música dançada vão ser sempre um jeito de falar também do amor de muitas gerações, dessa e de muitas cidades - de como a gente também é louco pela Rita Lee.

Os amores de Rita Lee, foram muitos. E muito intensos. Somos todos testemunhas, porque Rita amava em público. Infelizmente, a rainha do rock, se foi  deixando um legado inestimável para a música brasileira e para o público que a amava. Sua voz e sua presença de palco marcaram gerações e serão sempre lembradas com carinho por seus fãs e admiradores. Esse pequeno resumo mostra uma pequena parcela da  gigantesca colaboração da cantora para o cenário musical brasileiro. Seu legado é eterno. A artista marcou e influenciou gerações de admiradores e artistas, que foram inspirados por sua atitude irreverente e transgressora. Enquanto sua voz e suas letras ressoarem, a música de Rita Lee ainda fará muitas pessoas felizes.

Carregando Comentários...

Veja também