sexta, 20 setembro 2024

Economia

26/03/2024 07:00

A+ A-

Colheita de soja e milho avança no Brasil, mas feijão e arroz apresentam atrasos

Entre os estados produtores, Mato Grosso lidera os trabalhos, com 95,5% da área colhida, seguido por Mato Grosso do Sul, com 90%

Atualizado: 26/03/2024 13:05

Redação

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita da safra brasileira de soja atingiu até o último domingo 66,3% da área plantada, com um atraso de 3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, houve um avanço de 2 pontos percentuais em apenas uma semana.

Entre os estados produtores, Mato Grosso lidera os trabalhos, com 95,5% da área colhida, seguido por Mato Grosso do Sul, com 90%. O Rio Grande do Sul, que foi o último a iniciar a colheita, registra 3% da área ceifada, demonstrando um avanço de 2 pontos percentuais em relação à semana anterior.

Quanto ao milho, a colheita da primeira safra atingiu 42,8% da área plantada, com um aumento de 5,8 pontos percentuais na semana. O plantio da segunda safra também avançou, atingindo 96,8% da área prevista. Estados como Mato Grosso, Goiás e Tocantins já concluíram o plantio da segunda safra de milho.

No entanto, a colheita do feijão apresenta atrasos, alcançando apenas 52,8% da área semeada, cerca de 19,9 pontos percentuais atrás do mesmo período da temporada passada. A retirada do grão já foi concluída em Goiás, São Paulo e Paraná.

Por fim, a colheita das lavouras de arroz atingiu 24% da área prevista, com um avanço de 6,9 pontos percentuais em uma semana. Entretanto, o atraso na comparação com a safra anterior é de 11 pontos percentuais. Os estados mais avançados na retirada do cereal do campo são Santa Catarina, Tocantins e Goiás.

 

 

 

 

 

 

Carregando Comentários...

Veja também