sexta, 20 setembro 2024

Economia

há 5 meses

A+ A-

Endividamento com cartão de crédito aumenta em Campo Grande

Atualizado: há 5 meses

Redação

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice de famílias endividadas em Campo Grande cresceu para 64,2% em março deste ano, em comparação com os 63,9% registrados no mês anterior.

O dado mais alarmante é que o cartão de crédito permanece como o principal vilão financeiro, respondendo por 68,4% das dívidas, seguido pelos carnês, com 18,4% dos gastos totais.

Econimistas do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF), observam que, embora haja um aumento no endividamento, há uma tendência positiva na redução da porcentagem de famílias que declaram não ter condições de quitar suas dívidas. Esse número caiu para 9,7%, abaixo dos 10,1% do mês anterior, indicando uma melhora na capacidade de organização financeira das famílias.

Apesar do aumento do endividamento, segundo os especialistas, o maior desafio está nas contas em atraso, especialmente os boletos negligenciados. A pesquisa revela que a média de atraso dessas contas em Campo Grande é de dois meses e meio.

Enquanto isso, a renegociação de dívidas através do Serasa no Desenrola Brasil continua até maio, com aproximadamente 55 mil negociações já realizadas em Mato Grosso do Sul. Os consumidores podem aproveitar as ofertas e descontos acessando os canais do Serasa Limpa Nome até o dia 20 de maio. Até o momento, mais de 3,6 milhões de acordos foram fechados em todo o país durante o Mega Feirão realizado pelo Serasa e Desenrola.

 

Carregando Comentários...

Veja também