sexta, 20 setembro 2024

Economia

03/06/2024 08:32

A+ A-

Ministro da Agricultura anuncia que arroz importado estará nos mercados brasileiros em até 40 dias

Atualizado: 03/06/2024 08:38

Redação

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que o arroz agulhinha tipo 1 importado pelo governo brasileiro deverá estar disponível nos mercados em até 40 dias, com o pacote de 5 kg custando R$ 20. O edital de importação para 300 mil toneladas será publicado nesta quarta-feira (29) e terá validade de 90 dias.

De acordo com Fávaro, o tempo para o arroz chegar ao mercado dependerá do país de origem, sendo que importações da Ásia podem demorar mais. Esta medida visa enfrentar as consequências das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção de arroz no Brasil, e que resultaram em um aumento de 40% nos preços do produto em apenas 30 dias.

O ministro revelou que o governo suspendeu um leilão inicial de compra de arroz do Mercosul devido ao aumento dos preços pelos fornecedores. "Com quatro dias de leilão, o recurso disponível para comprar 100 mil toneladas só dava para adquirir 70 mil, 30% mais caro", explicou Fávaro. Como resposta, o governo removeu o tributo de importação, abrindo o mercado para arroz de todo o mundo, inclusive da Tailândia.

Fávaro enfatizou que a importação não visa prejudicar os produtores nacionais, mas sim responder de forma holística às consequências da tragédia. "Com os estragos nas lavouras, os preços subiram drasticamente. Precisamos garantir a alimentação básica da população", afirmou. Ele também criticou a especulação de preços em meio à crise e garantiu que a ação do governo é para estabilizar o mercado.

O ministro garantiu que não haverá racionamento ou controle sobre a quantidade de arroz disponível para compra nos mercados. "Se há especulação, mas o governo oferece um preço justo, o mercado naturalmente se ajustará", disse Fávaro, ressaltando que a produção nacional de mais de 10,5 milhões de toneladas não será impactada significativamente pela importação de 300 mil toneladas.

 

Carregando Comentários...

Veja também