Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, anunciou nesta segunda-feira (16) que as obras físicas da Rota Bioceânica estão programadas para serem concluídas até o final de 2026. Esta megaobra envolve a pavimentação de trechos de rodovias no Paraguai e Argentina, além da construção da ponte sobre o Rio Paraguai e a reestruturação da BR-257 até Porto Murtinho.
No entanto, Verruck destacou que a conclusão das obras físicas não significa o início imediato da operacionalização da rota. Para que a Rota Bioceânica se torne operacional e competitiva, serão necessários ajustes e soluções para desafios adicionais, como questões alfandegárias e logísticas na transposição das fronteiras.
A Rota Bioceânica, um corredor rodoviário de 2.396 quilômetros que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico através dos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, passando por Paraguai e Argentina, promete transformar Mato Grosso do Sul em uma importante porta de entrada para produtos chineses no Brasil.