quarta, 30 outubro 2024

Curiosidade

19/07/2023 09:14

A+ A-

Castanha de Baru: O tesouro nutricional do cerrado em MS; conheça seus benefícios à saúde

Com poderosos nutrientes, as castanhas de baru impulsionam a saúde cardíaca, auxiliam no emagrecimento e estimulam a vitalidade

Atualizado: 20/07/2023 19:07

Redação

As castanhas são conhecidas por seus benefícios para a saúde, e a castanha de baru não é exceção. Mato Grosso do Sul, estado situado na região Centro-Oeste do Brasil, é abençoado com uma riqueza natural diversificada, incluindo um vasto cerrado que é o habitat da preciosa castanha de baru. Com sabor delicado e textura crocante, essa oleaginosa, típica do cerrado brasileiro, tem ganhado destaque por seus impressionantes benefícios nutricionais e sua importância para a economia local. 

Nova alternativa de renda: O Baru ganha destaque como fonte de geração de renda para produtores locais. O baru (Dipteryx alata), uma árvore nativa típica do cerrado brasileiro, tem se tornado uma opção promissora para a geração de renda entre pequenos e médios produtores em Mato Grosso do Sul. Sua castanha comestível, muito apreciada e com elevado valor nutricional, vem conquistando espaço no mercado e proporcionando novas oportunidades para agricultores locais.

Com o apoio da WWF-Brasil, cooperados do Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (Ceppec), situado no assentamento Andalucia, em Nioaque, aproximadamente 220 quilômetros distante de Campo Grande, têm alcançado um notável aumento na produção de baru nos últimos dois anos. O volume de produção quase dobrou, passando de 55 toneladas em 2020 para 99 toneladas em 2022.

Com os devidos processamentos realizados, a safra do ano passado deve resultar em cerca de 4 toneladas de castanha, agregando ainda mais valor à produção local e fortalecendo a economia da região. Essa ascensão do baru como fonte de renda sustentável representa uma perspectiva positiva para os produtores, ao mesmo tempo em que contribui para a valorização e preservação do cerrado e sua riqueza biológica.

Fonte de gorduras boas - O principal destaque nutricional da castanha de baru é a presença de ácidos graxos essenciais, como o ômega-3 e ômega-6. Essas gorduras benéficas são conhecidas por suas propriedades cardioprotetoras, ajudando a reduzir os níveis de colesterol LDL ("mau colesterol") no sangue e, assim, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares. 

Além das gorduras boas, a castanha de baru é uma excelente fonte de proteínas, fundamentais para a manutenção e fortalecimento dos ossos, músculos e tecidos. Ela também é rica em nutrientes essenciais, como a vitamina E, um poderoso antioxidante que protege as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, e o zinco, essencial para a saúde do sistema imunológico.

Entre os benefícios da castanha de baru, destacam-se:

Ossos fortes: Graças à sua fonte de proteína, essa castanha é benéfica para a saúde dos ossos, músculos, cabelo e unhas. Além disso, suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias contribuem para a saúde da pele.

Auxílio no emagrecimento: Para quem busca perder peso, a castanha de baru pode ser uma grande aliada. A presença de gorduras boas na castanha de baru ajuda na queima de gordura corporal, o que pode ser vantajoso, proporcionando maior saciedade, o que pode ajudar a controlar a fome e evitar excessos alimentares.  Além disso, ela também contribui para a redução do colesterol no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, seu consumo

Aumento da libido: A castanha de baru contribui para melhorar a saúde reprodutiva. Ela é considerada benéfica para a fertilidade tanto em homens quanto em mulheres, o que a tornou popularmente conhecida como o "viagra do Cerrado". 

Estudos comprovam que a castanha de baru é protetora para o coração e ajuda a controlar o colesterol. Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás realizaram um estudo com 20 pessoas que apresentavam taxas moderadas de colesterol. O grupo que consumiu uma porção diária de 20 gramas da castanha, equivalente a 14 unidades, apresentou uma redução de 8% nas concentrações de colesterol total e de 9% nos níveis de partículas LDL, que são prejudiciais às artérias e ao coração. Esses resultados são atribuídos à quantidade de ácidos graxos insaturados (gorduras boas) presentes na castanha de baru.

A castanha de baru pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, sendo comumente consumida in natura, adicionada a saladas, ou na forma de óleo, que também é bastante popular. Não há contraindicações conhecidas para o consumo dessa oleaginosa. Portanto, incluí-la na dieta pode ser uma excelente opção para aproveitar seus benefícios à saúde, especialmente para o coração.

 

 

 

 

 

Carregando Comentários...

Veja também