sexta, 20 setembro 2024

Meio Ambiente

08/05/2024 18:35

A+ A-

Bombeiros de MS trabalham para conter incêndios no Pantanal e Naviraí

Atualmente, 37 bombeiros militares estão dedicados exclusivamente a estas operações, percorrendo mais de 10.2 mil quilômetros em ações preventivas

Atualizado: 08/05/2024 18:45

Redação

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul está mobilizado no combate a dois grandes incêndios florestais que atualmente afetam o estado. O primeiro, situado no Pantanal, na divisa com Mato Grosso, e o segundo no município de Naviraí, têm exigido esforços contínuos das equipes devido às condições adversas do clima, que incluem altas temperaturas e baixa umidade.

Os incêndios no Pantanal, especificamente próximo ao Rio São Lourenço, foram inicialmente detectados no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense ainda no final de abril. As chamas, que se agravaram devido às condições climáticas extremas, foram impulsionadas por ventos fortes, aumentando a dificuldade de controle pelo Corpo de Bombeiros. "Utilizamos motobomba para combater as chamas, que continuam sendo monitoradas de perto", informou um porta-voz dos bombeiros.

Em Naviraí, a situação é igualmente preocupante, com focos de incêndio próximos a assentamentos e à BR-487. O trabalho no local inclui não apenas o combate direto ao fogo, mas também ações de prevenção em propriedades rurais nos municípios vizinhos de Costa Rica e Porto Murtinho. "Estamos realizando visitas para orientar sobre medidas preventivas, ressaltando a importância da colaboração entre os proprietários rurais e o poder público", destacou um oficial envolvido nas operações.

A seca prolongada e as chuvas abaixo da média desde o final de 2023 têm contribuído para um aumento significativo nos incêndios florestais em toda a região. Em resposta, as autoridades realizaram queimas controladas no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema em abril, abrangendo cerca de 150 hectares, para reduzir a biomassa disponível que pode alimentar os incêndios.

Além disso, em resposta a um incêndio significativo na BR-487 em abril, o Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul utilizou uma aeronave Air Tractor para lançar mais de 34.1 mil litros de água sobre a área afetada, que engloba aproximadamente 300 hectares.

O esforço para prevenir e combater incêndios florestais em Mato Grosso do Sul é uma operação extensa, que desde o início de abril já contabilizou 470 ações variadas, incluindo formações de brigadas, resgates de animais, e ações educativas. "Atualmente, 37 bombeiros militares estão dedicados exclusivamente a estas operações, percorrendo mais de 10.2 mil quilômetros em ações preventivas", acrescentou o porta-voz.

Carregando Comentários...

Veja também