quinta, 19 setembro 2024

Meio Ambiente

26/06/2024 09:49

A+ A-

Casal de tuiuiús busca abrigo em árvore no meio de área devastada pelo fogo no Pantanal

Atualizado: 01/07/2024 10:07

Redação

Um casal de tuiuiús foi avistado buscando abrigo em uma árvore no meio de uma área devastada pelo fogo no Pantanal, em Corumbá (MS). A ave, considerada um símbolo da fauna e flora do bioma, foi registrada pelo repórter cinematográfico Ariovaldo Dantas, que está na região para cobrir os incêndios.

O tuiuiú, conhecido por suas pernas longas, bico comprido, cabeça preta, corpo branco e faixa vermelha no pescoço, é uma cegonha encontrada desde o sul do México até o norte da Argentina, com metade da população vivendo no Brasil, especialmente na planície pantaneira.

Nesta semana, o estado de Mato Grosso do Sul declarou estado de emergência devido aos incêndios, que já registraram mais de 3 mil focos desde o início do ano, consumindo mais de 661 mil hectares do território pantaneiro em 2024, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da UFRJ.

O cenário de destruição causado pelos incêndios no Pantanal este ano já supera o registrado no mesmo período de 2020, ano recorde de queimadas no bioma. Especialistas atribuem o aumento dos incêndios neste ano à antecipação da temporada de fogo, que normalmente começa entre o fim de julho e agosto, mas foi exacerbada por eventos climáticos adversos, seca severa e estiagem.

Para ajudar no combate aos incêndios, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) enviou 80 agentes da Força Nacional, equipados com uma variedade de recursos como caminhões de combate a incêndios, abafadores, drones e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).( Com inf do G1 MS)

Carregando Comentários...

Veja também