quinta, 19 setembro 2024

Meio Ambiente

08/08/2024 06:00

A+ A-

Chuva alivia queimadas no Pantanal e reduz temperaturas

Regiões afetadas pelas queimadas registram até 12 milímetros de chuva, ajudando a controlar os incêndios e a diminuir as temperaturas extremas.

Atualizado: 08/08/2024 11:27

Redação

As chuvas que atingiram o Pantanal na manhã desta quinta-feira (8) trouxeram alívio às áreas afetadas pelas queimadas e ajudaram a reduzir as temperaturas extremas. Corumbá, que enfrentou uma tarde com máxima de 37,1 graus Celsius e incêndios florestais que causaram interdições na BR-262, registrou 2,8 milímetros de chuva até as 7 horas da manhã, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A chuva foi mais significativa na região de Porto Murtinho, que acumulou 12 milímetros durante a noite e madrugada. Imagens de satélite do Inmet indicam que essas nuvens também impactaram Miranda e Aquidauana, com registros de 0,4 e 0,8 milímetros, respectivamente.

Além da precipitação, a frente fria trouxe uma queda considerável na temperatura. Em Corumbá, a mínima desta quinta-feira foi de 17,6 graus Celsius, cerca de seis graus a menos do que a mínima do dia anterior. Este resfriamento, combinado com a chuva, deve ajudar no combate aos incêndios florestais que têm afetado a região.

Outras áreas do Estado também foram beneficiadas pela chuva. Sete Quedas registrou 18,6 milímetros durante a noite de quarta-feira e a madrugada, enquanto Dourados teve um acumulado de 4,8 milímetros, com quase cinco milímetros registrados até as 7 horas da manhã.

De acordo com as previsões do Climatempo e do Inmet, a tendência é de temperaturas ainda mais baixas ao longo desta quinta-feira e possibilidades de chuva para a região central do Estado. Campo Grande pode enfrentar chuvas hoje e amanhã, com probabilidade de 42% e um volume de até 20 milímetros.

Para o sábado, o Climatempo prevê uma mínima de apenas 6 graus Celsius em Campo Grande, com Dourados podendo registrar mínimas de 4 graus Celsius e chuvas acumuladas de até 30 milímetros.

 

Carregando Comentários...

Veja também