sexta, 20 setembro 2024

Meio Ambiente

há 4 meses

A+ A-

Combate aos incêndios no Pantanal com bases avançadas dos bombeiros são reforçadas

Atualizado: há 4 meses

Redação

O Governo de Mato Grosso do Sul deu início à instalação de bases avançadas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) em 13 áreas estratégicas para combater incêndios florestais no Pantanal. A medida visa garantir uma resposta rápida e eficiente em caso de ocorrências na região.

O trabalho teve início com o envio de equipamentos e pessoal pelo Rio Paraguai para quatro bases localizadas em áreas críticas, como Jatobazinho, Barra do São Lourenço, Redário e Santa Mônica. A tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, enfatizou a importância da presença das equipes no local para uma resposta efetiva em casos de incêndios, destacando que a proximidade permite um combate mais rápido e eficaz.

As bases avançadas foram estrategicamente posicionadas para abranger áreas onde os incêndios costumam começar, facilitando o acesso das equipes e garantindo uma resposta rápida diante das chamas. O coronel Adriano Rampazo, subcomandante geral do CBMMS, ressaltou a relevância dessa iniciativa como uma resposta eficaz do estado no combate aos incêndios no Pantanal.

Além disso, a instalação das bases avançadas ocorre paralelamente a ações preventivas, incluindo orientação e educação ambiental, visando não apenas o controle das chamas, mas também a proximidade com comunidades ribeirinhas, povos originários e propriedades privadas.

Essa iniciativa faz parte de um plano abrangente do Governo do Estado para enfrentar os incêndios florestais no Pantanal, especialmente diante do alerta climático de chuvas abaixo da média desde dezembro do ano passado. Com a logística e o planejamento adequados, espera-se uma atuação eficiente e coordenada do CBMMS em todo o estado.

Carregando Comentários...

Veja também