quinta, 19 setembro 2024

Meio Ambiente

27/06/2024 19:00

A+ A-

Mato Grosso do Sul lança plataforma para transparência no combate a incêndios no Pantanal

Ferramenta promete melhorar a eficácia das operações e manter a população informada sobre as ações de combate aos incêndios florestais

Atualizado: 01/07/2024 10:05

Redação

Nesta quinta-feira (27), o Governo de Mato Grosso do Sul apresentou uma nova plataforma digital destinada a monitorar e dar transparência às ações de combate aos incêndios florestais no Pantanal. A iniciativa foi lançada pelo governador Eduardo Riedel, acompanhado por sua equipe de governo, e faz parte das medidas implementadas na Operação Pantanal 2024.

A plataforma tem como objetivo centralizar dados de monitoramento e informar a população sobre o progresso das operações de combate aos incêndios. "A situação no Pantanal exige um planejamento rigoroso e uma resposta rápida. Estamos há 90 dias com equipes preparadas e equipadas na região, e agora contamos com esta ferramenta para melhorar a eficácia das nossas ações", disse o governador Riedel.

A Operação Pantanal 2024 é um esforço conjunto que envolve o Corpo de Bombeiros, o Prevfogo, o ICMBio, o Exército e, recentemente, a Força Nacional. Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou os desafios enfrentados este ano: "Estamos lidando com uma seca prolongada e um volume de chuvas abaixo da média dos últimos dez anos. Isso aumenta a biomassa e a severidade dos incêndios. Suspendemos qualquer tipo de queima controlada para prevenir novos focos."

Com a ajuda de satélites, a nova plataforma permite identificar focos de calor em tempo real, direcionando as equipes de campo para as áreas críticas de maneira mais eficiente. "Estamos operando com 13 bases avançadas no Pantanal e utilizando esta tecnologia para obter resultados mais efetivos", afirmou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros.

Além das ferramentas digitais, o governo do estado investiu R$ 50 milhões em novos equipamentos e veículos para combate aos incêndios, incluindo duas aeronaves Air Tractor, que têm capacidade de lançar até 3 mil litros de água cada. Desde o início das operações em abril de 2024, 415 bombeiros militares foram mobilizados para atuar no Pantanal, apoiados por uma frota de veículos especializados.

O esforço de combate aos incêndios também recebeu reforços federais após solicitação do governo estadual ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Este reforço inclui cinco aeronaves, 82 militares da Força Nacional e equipamentos adicionais, que devem iniciar as operações de campo nesta semana.

Para manter a população atualizada sobre as ações de combate aos incêndios, o governo de Mato Grosso do Sul realizará transmissões ao vivo todas as quintas-feiras, direto do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (Cicoe). Essas lives serão uma oportunidade para esclarecer dúvidas e fornecer informações detalhadas sobre a situação no Pantanal.

 

Carregando Comentários...

Veja também