quinta, 19 setembro 2024

Meio Ambiente

há 3 semanas

A+ A-

Nível do Rio Paraguai alcança marca crítica em 2024

Seca pode superar recordes históricos negativos de profundidade

Atualizado: há 3 semanas

Redação

O nível do Rio Paraguai chegou a -0,01 metros nesta segunda-feira (26), marcando o ponto mais baixo do ano e dos últimos sete anos, conforme relatado pelo 6° Distrito Naval. A situação é alarmante, com previsões indicando que a seca de 2024 poderá superar os recordes negativos de 1964 e 2021, quando o nível do rio atingiu -0,61 e -0,60 metros, respectivamente.

Em comparação com anos anteriores, a seca é severa: no mesmo dia, em 2022, o nível do rio era de 1,86 metros, e em 2018, de 4,34 metros. A atual crise hídrica afeta profundamente a Bacia do Paraguai, crucial para o Pantanal e a biodiversidade local.

Apesar das recentes chuvas ocasionais devido a uma frente fria, elas não foram suficientes para reverter a tendência de queda. A Marinha do Brasil continua monitorando a situação e orienta navegantes a adotar medidas para minimizar os riscos, como reduzir a carga e o número de barcaças, além de usar cartas náuticas atualizadas.

Com a previsão de agravamento da seca nos próximos meses, a necessidade de ações para preservar os recursos hídricos e mitigar os impactos é cada vez mais urgente. ( Com inf do G1)

Carregando Comentários...

Veja também