Produtos da agroindústria sul-mato-grossense conquistam mercados globais
Exportações de tilápia, fécula de mandioca e temperos artesanais impulsionam o crescimento do setor no Estado
4 OUT 2023 • POR Redação • 08h46As exportações da agroindústria de Mato Grosso do Sul estão experimentando um crescimento significativo nos últimos dez anos, impulsionando a economia do estado. Um dos destaques é a tilápia, que tem conquistado o mercado internacional. De acordo com dados do Departamento Técnico do Sistema Famasul, em 2016, foram exportadas 203,8 toneladas do peixe, enquanto em 2022, esse número saltou para impressionantes 828,1 toneladas, representando um aumento de 306%.
Outro produto sul-mato-grossense que tem apresentado um crescimento expressivo nas exportações é a fécula de mandioca. No ano passado, o volume comercializado atingiu 23 mil toneladas, em comparação com as 854,9 toneladas de 2012.
Além dos produtos já consolidados e comercializados além das fronteiras, Mato Grosso do Sul está ganhando destaque com outros itens. Em 2023, a empresa Tar & Tar, sediada em Campo Grande, realizou sua primeira exportação: um conjunto de temperos de sal de parrilha que será revendido nos Estados Unidos por um grupo de brasileiros. André Luiz Cavalcante, proprietário da empresa, descreve essa conquista como um marco importante para o negócio.
“No começo, não acreditávamos que a exportação fosse possível, mas aconteceu. Foi um passo importante para a nossa empresa, e agora estamos animados em expandir ainda mais nossas exportações para outros produtos”, afirmou Cavalcante.
A Tar & Tar é especializada na produção de geleias e temperos para churrasco, e desde sua fundação em 2014, trouxe ao mercado produtos que representam o sabor e a tradição de Mato Grosso do Sul. O objetivo da empresa é manter a produção artesanal e a qualidade dos ingredientes, mesmo com o aumento das exportações.
Esse crescimento nas exportações é resultado do comprometimento dos produtores em melhorar seus negócios e da assistência oferecida para impulsionar esse trabalho. Um desses programas é o Agro.BR, uma iniciativa da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Apex Brasil e Senar/MS, focada na promoção dos produtos agropecuários brasileiros no mercado internacional e na abertura de novos mercados.
“A primeira coisa é criar uma cultura de exportação, mostrando aos produtores as oportunidades que existem em outros países. Muitas vezes, eles acham mais fácil vender para outros estados do que exportar para outros países. Então, nosso trabalho é mostrar que é possível, assim como há um processo para vender no mercado interno, há um processo para aprender sobre o mercado externo”, explicou Nathalia Alves, consultora do Agro.BR em Mato Grosso do Sul.
Com o objetivo de explorar novos mercados, o Agro.BR organizou uma comitiva de empresas beneficiadas pelo programa para participar da Expoalimentaria, uma das maiores feiras de alimentos da América Latina. O grupo inclui a Tar & Tar, Zitrus-Superzen (mel), Doce Conquista (geleias de goiaba), Brazi (doces), Fada Azul (flor fada azul desidratada), Vó Erminia (farofas) e Pirakua Pescados (peixes). Durante o evento, os expositores tiveram a oportunidade de se reunir com compradores internacionais, distribuidores, varejistas e grandes redes de supermercados da América do Sul, além de especialistas do setor. Esse esforço conjunto promete abrir portas para novos horizontes nas exportações sul-mato-grossenses.