Transporte e trânsito

Aena amplia presença no Brasil com a administração do Aeroporto de Ponta Porã

Estatal espanhola inicia operações no segundo aeroporto de Mato Grosso do Sul, trazendo investimentos e melhorias para o setor de aviação regional

8 NOV 2023 • POR Redação • 07h33
Reprodução

A estatal espanhola Aena deu continuidade ao seu ambicioso plano de concessões aeroportuárias, assumindo a administração do Aeroporto de Ponta Porã nesta terça-feira (7), como parte do pacote de concessões que incluiu outros dez aeroportos em agosto do ano passado. A expansão da Aena no Brasil não passou despercebida, uma vez que, no mês anterior, a empresa também assumiu a gestão do Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Ponta Porã é o quarto aeroporto dessa nova rodada de concessões a ser incorporado ao portfólio da Aena. Os investimentos já atingiram a marca de R$ 3,3 bilhões em pagamentos iniciais, conforme a estatal relatou. Na sexta-feira (10), a Aena está programada para assumir a administração do Aeroporto de Corumbá.

A entrada da Aena em Ponta Porã foi marcada pelo primeiro pouso, proveniente de Campinas (SP), por volta das 13h40, seguido pela primeira decolagem às 14h20, também com destino a Campinas (SP). O Aeroporto de Ponta Porã é o segundo mais movimentado do estado de Mato Grosso do Sul, com dados revelando que, em 2022, o local atendeu a 53.211 passageiros. Nos primeiros nove meses deste ano, o movimento já contabiliza 52.951 passageiros.

Para atender ao crescente fluxo de passageiros, o Aeroporto de Ponta Porã passará por uma série de melhorias, incluindo a expansão do terminal de passageiros, que triplicará sua área total, passando de 800 metros quadrados para 2,6 mil metros quadrados. Além disso, serão construídas áreas de segurança no final da pista, em ambas as extremidades, bem como três posições de estacionamento para aeronaves tipo C no pátio.

O anteprojeto das obras será submetido à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) até 2 de dezembro, com a previsão de início das obras no segundo semestre de 2024 e conclusão em 2026.

O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos (PSDB), manifestou otimismo em relação à concessão, destacando a agilidade do setor privado em impulsionar melhorias nos serviços aeroportuários. Ele ressaltou que a cidade aguarda com entusiasmo os investimentos anunciados, que prometem melhorias substanciais na infraestrutura do aeroporto, com benefícios para passageiros e potencial atração de novas empresas aéreas.

A entrada da Aena na administração do Aeroporto de Ponta Porã faz parte do amplo programa de concessões aeroportuárias no Brasil, impulsionando a modernização da infraestrutura aeroportuária em todo o país e melhorando a experiência dos viajantes. A Aena, agora responsável por 17 aeroportos em nove estados brasileiros, desempenha um papel crucial no setor de aviação no país, representando cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.