Educação

2º dia do Enem: Questão anulada, desafios com a onda de calor e novas referências ao agronegóci

o tema do agronegócio, que gerou polêmica no 1º dia, retornou com 4 questões sobre as consequências negativas desse setor, abordando temas como o uso de pesticidas e o desmatamento

13 NOV 2023 • POR Redação • 09h27
Reprodução

O Enem 2023 voltou a citar o agronegócio uma semana após o tema ter aparecido nas provas de humanas e causado protestos da "bancada do agro". No segundo dia, o tema do agronegócio, que gerou polêmica no primeiro dia, retornou com quatro questões sobre as consequências negativas desse setor, abordando temas como o uso de pesticidas e o desmatamento

No que diz respeito ao nível de dificuldade, as provas foram consideradas de média complexidade, com a parte de matemática sendo descrita como "cansativa" por alguns professores. A questão anulada, relacionada à gripe A-H1N1, já havia sido utilizada no Enem PPL em 2010, levando o Inep a tomar a decisão de invalidá-la. Outra pergunta sobre o padrão de contagem de um povo indígena, anteriormente presente no vestibular da Universidade Estadual de Goiás em 2003, foi mantida no exame.

A onda de calor intensa pelo país trouxe dificuldades adicionais para os estudantes, que relataram perrengues, desde a falta de ar-condicionado até a busca por locais com sombra para se abrigar antes do início das provas.

A divulgação do gabarito oficial, prevista inicialmente para até 24 de novembro, foi antecipada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, para esta terça-feira (14), por volta das 19h.

Outro destaque foi o índice de ausências, com 32% dos 3,9 milhões de inscritos faltando ao segundo dia de provas, um pouco mais alto do que no primeiro dia. Problemas como emergência médica e falta de luz impediram 859 inscritos de concluir a prova.

A Polícia Federal foi acionada novamente para investigar a circulação de imagens da prova antes do horário autorizado. O prazo para pedir a reaplicação do Enem, destinado a quem enfrentou problemas como doença infecciosa ou falta de energia, abre nesta segunda-feira (13) e vai até sexta-feira (17).