Política

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul alcança sexto lugar em ranking de transparência

14 NOV 2023 • POR Redação • 12h33
ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul conquistou o sexto lugar no ranking de transparência entre as Casas de Leis estaduais do Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Radar de Transparência Pública nesta segunda-feira (13). Desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, a ferramenta é considerada uma referência nacional na avaliação da transparência dos órgãos públicos.

O índice de transparência da Assembleia Legislativa sul-mato-grossense atingiu 77,58% em 2023, marcando uma notável ascensão em comparação ao ano anterior, quando estava em 45,02%. Com esse avanço significativo, a Assembleia saiu da classificação "básico" para "elevado", representando uma melhora de 32,56% no resultado, a segunda maior recuperação em todo o país. A liderança nesse quesito ficou com o Legislativo do Acre, que apresentou um aumento de 46,43% em seu índice de transparência.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP), enfatizou a conquista durante a sessão desta terça-feira (14). Ele ressaltou que, em contrapartida, outro renomado ranking, o Transparência Internacional, posicionou o Poder Legislativo Estadual entre as 11 piores do país. O presidente destacou o contraste entre os resultados, reconhecendo e parabenizando a equipe de servidores da Assembleia, incluindo os setores de informática, jurídico e finanças, pelo esforço conjunto que culminou na significativa evolução do índice de transparência.

A conquista ressalta a importância da transparência como um pilar fundamental para o fortalecimento da democracia, permitindo que os cidadãos tenham acesso a informações cruciais sobre o funcionamento e as decisões do poder legislativo estadual.