Polícia

PF desarticula quadrilha de tráfico de drogas que atuava em diversos estados do Brasil, incluindo MS

As investigações, iniciadas em 2021 após a apreensão de aproximadamente 24 toneladas de maconha, revelaram um esquema sofisticado de tráfico transnacional.

21 NOV 2023 • POR Redação • 07h00
Reprodução

Uma ação coordenada da Polícia Federal, denominada Operação Cartage, está em andamento para desmantelar uma quadrilha de tráfico de drogas que atuava em diversos estados do Brasil. A operação, que inclui o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão, 29 mandados de prisão e 15 medidas cautelares, tem como alvos principais integrantes do grupo criminoso que operavam em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

As investigações, iniciadas em 2021 após a apreensão de aproximadamente 24 toneladas de maconha, revelaram um esquema sofisticado de tráfico transnacional. Ao longo de dois anos de trabalho, a Polícia Federal conseguiu efetuar a prisão de oito pessoas e apreender cerca de 100 toneladas da substância ilícita.

O modus operandi da quadrilha envolvia a entrada da droga no país pela fronteira entre Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Após a internalização, a carga seguia para Santa Catarina, na região de Florianópolis, onde era armazenada.

Os mandados cumpridos nesta operação abrangem medidas cautelares como o monitoramento eletrônico dos investigados, sequestro de imóveis e veículos, além do bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.

Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa, tráfico de armas e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.