Sindjor/MS pede apoio à Assembleia Legislativa para aprovação da PEC do diploma de Jornalismo
O diploma do curso de Jornalismo foi extinto desde2009, e a partir daí ocorreu uma série de problemas para a categoria
9 MAI 2023 • POR Redação • 22h16Walter Gonçalves Filho, presidente do Sindjor-MS (Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul), usou a tribuna da Assembleia Legislativa para pedir apoio dos parlamentares à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que exige o diploma de jornalismo para exercer a profissão. Segundo ele, “estamos completando 40 anos de história e luta em favor da categoria e de qualidade na divulgação das notícias e por isso pedimos apoio para que a PEC do Diploma, que tramita na Câmara, seja aprovada”.
Conforme Walter, os 31 sindicatos em todo o Brasil que compõem a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) pedem a aprovação da PEC. “O diploma foi extinto em 2009, e a partir daí ocorreu uma série de problemas para nossa categoria, não foram só de salários, mas de profissionais e veículos de comunicação que não são para exercer o jornalismo, disseminando, muitas vezes, fake News”, completou o jornalista.
Cada estado, segundo Walter, já está iniciando mobilizações, convocando jornalistas e acadêmicos para aprovar essa PEC. “Peço aos deputados que façam gestões junto à bancada federal para que o diploma seja exigido. Quem já exerce a profissão não terá o registro profissional cancelado. A proposta restabelece um critério único e transparente para quem exerce o jornalismo”.