Polícia

Cerca de 52 celulares são apreendidos na Operação Mute em celas do Estabelecimento Penal de MS

12 DEZ 2023 • POR Redação • 13h38
Sejusp

A 2ª fase da Operação Mute realizou uma vistoria minuciosa em 10 celas do Estabelecimento Penal "Jair Ferreira de Carvalho", resultando na apreensão de 52 aparelhos celulares. A ação faz parte de um esforço nacional promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que até o dia 15 de dezembro visa combater o crime organizado em 58 prisões, incluindo a mencionada unidade na capital do Mato Grosso do Sul.

Segundo André Santiago, presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul (Sinsapp/MS), a precariedade do sistema prisional é um fator facilitador para práticas ilícitas, incluindo a entrada de materiais proibidos. Ele menciona a existência de presídios em setores urbanizados, tornando mais fácil o arremesso de objetos para o interior das unidades. 

A Operação Mute, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem como objetivo retirar de circulação aparelhos celulares que facilitam a comunicação do crime organizado dentro das prisões. A precarização do sistema prisional, segundo Santiago, é o principal obstáculo para o sucesso dessas operações, enfatizando a necessidade urgente de investimentos e regulamentação adequada.

Na primeira edição da Operação Mute em Mato Grosso do Sul, realizada entre 16 e 27 de outubro, foram apreendidos 187 celulares em unidades da capital e do interior do estado.