Saúde

Segunda remessa da vacina contra dengue chega a Mato Grosso do Sul

Os imunizantes irão atender Corumbá e Ladário que ainda não haviam recebido. São 3.784 doses adicionais, totalizando no Estado 73.354 doses fornecidas pelo Ministério da Saúde.

22 FEV 2024 • POR Redação • 08h11
Portal GovMS

Nesta quinta-feira (21), o Estado de Mato Grosso do Sul aguarda a chegada de mais 3.784 doses de vacinas contra a dengue. A segunda remessa será destinada aos municípios de Corumbá e Ladário, em uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O Ministério da Saúde não divulgou informações sobre o horário ou o voo de chegada dos imunizantes.

Com essa nova entrega, Mato Grosso do Sul se destaca como o primeiro estado do país a atingir a cobertura completa de vacinação contra a dengue em todos os seus municípios. Anteriormente, Dourados já havia recebido doses durante a fase de pré-vacinação nacional, e outros 76 municípios do Estado foram contemplados posteriormente.

Agora, as duas cidades que ainda não haviam recebido, Corumbá e Ladário, serão incluídas, alcançando assim 100% de cobertura de imunização no Estado. Com as 3.784 doses adicionais, Mato Grosso do Sul totaliza 73.354 doses fornecidas pelo Ministério da Saúde.

A recomendação do Ministério da Saúde é que o imunizante seja administrado em crianças de 10 e 11 anos, faixa etária com maior incidência de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação começará com a administração da primeira dose (D1), e as doses subsequentes (D2) serão enviadas posteriormente, respeitando o intervalo recomendado.

A distribuição das doses aos municípios foi realizada com base em critérios como o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, a quantidade necessária de doses para a população-alvo e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa.