Cidades

Campo Grande amplia dose de reforço da vacina bivalente para toda a população de 18 anos ou mais

Até o momento, pelo menos 37,4 mil doses da vacina bivalente já foi aplicada em Campo Grande.

12 MAI 2023 • POR Redação • 02h40
Os calendários da vacinação na capital estão disponíveis no site VACINACG - Foto: Divulgação

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a prefeitura municipal de Campo Grande, ampliou a aplicação da dose de reforço  da vacina bivalente contra a covid-19 para toda a população que tenha 18 anos ou mais. A medida teve inicio  no dia 5 de abril.

São  vacinados com o imunizante quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde. 

Na Capital,  pessoas com comorbidades e que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias também estão aptas a receber a bivalente. Além destes públicos, o imunizante está disponível  para trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade. Até o momento, cerca de 37,4 mil doses da vacina bivalente já foi aplicada em Campo Grande.

Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde. O usuário deve apresentar um documento de identificação, caderneta ou comprovante de vacinação.

Vacinação- A primeira dose segue disponível para crianças de seis meses a menores de dois anos, crianças de 3 a 11 anos e com 12 anos ou mais. Os calendários estão disponíveis no site VACINACG.

Em Campo  Grande , cerca de  739,2 mil pessoas foram vacinadas com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19, o que representa 81.58% da população campo-grandense. Ao todo foram aplicadas mais de dois milhões de doses. 

A vacinação contra a Covid-19 acontece durante toda a semana em mais de 50 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos da Capital.  Aos sábados e feriados ao menos três unidades estão sendo referenciadas para atender à população. Além disso, o município tem feito ações itinerantes em locais com grande circulação de pessoas, como shoppings, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal.