Rural

Famasul emite alerta urgente sobre o aumento dos incêndios no campo e mobiliza produtores para ação

Estiagem e risco de incêndios: Sistema Famasul oferece apoio e treinamentos gratuitos para os produtores rurais.

15 JUL 2023 • POR Redação • 04h31
Famasul

Com o período de estiagem se intensificando, o Sistema Famasul está alertando os produtores rurais de Mato Grosso do Sul sobre a importância de adotar medidas preventivas para evitar incêndios no campo. Marcelo Bertoni, presidente da instituição, destaca que a criação de aceiros e a capacitação das equipes são ações simples, porém fundamentais, para garantir a preservação da fauna, flora e a segurança de todos.

Além da criação de aceiros ao redor de áreas protegidas, como reservas legais e áreas de preservação permanente, é essencial que as propriedades estejam preparadas para lidar com possíveis incêndios. Isso inclui a organização de equipes e a disponibilidade de equipamentos adequados, como abafadores, tratores, tanques, caminhões-pipa e aviões agrícolas.

Para auxiliar os produtores nesse processo, o Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, oferece cursos gratuitos de "Coordenador de Brigadas de Incêndio em Áreas Rurais" e "Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nas Áreas Rurais". Essas capacitações são fundamentais para preparar as equipes e garantir uma resposta eficiente em caso de incêndios.

A Famasul conta com uma ampla rede de sindicatos rurais e profissionais de assistência técnica em todo o estado, o que facilita a disseminação das informações e o contato com os órgãos responsáveis pelo combate aos incêndios. Desde julho de 2021, mais de 1.200 pessoas foram capacitadas em diferentes municípios de Mato Grosso do Sul.

A conscientização e adoção de medidas preventivas são essenciais para preservar o meio ambiente e garantir a segurança das propriedades rurais. Os produtores interessados em participar dos cursos gratuitos podem entrar em contato com os Sindicatos Rurais de seus municípios ou acessar o site do Senar/MS para mais informações e inscrições. A prevenção é o melhor caminho para evitar incêndios e proteger o campo.