Geral

Nascidos em novembro e dezembro tem abono salarial liberado pela Caixa

17 JUL 2023 • POR Redação • 15h41
Reprodução

Caixa Econômica Federal dá início ao pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2021. Hoje, dia 17 de julho, é a vez dos trabalhadores da iniciativa privada nascidos nos meses de novembro e dezembro receberem os benefícios.

O abono salarial, que corresponde a até um salário mínimo, é destinado aos trabalhadores que estão inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Aqueles que trabalharam formalmente por, pelo menos, 30 dias em 2021, com uma média salarial mensal de até dois salários mínimos, têm direito ao abono neste momento.

No caso dos servidores públicos, militares e empregados de estatais, que são inscritos no Pasep, a liberação dos valores é realizada pelo Banco do Brasil, seguindo o mesmo cronograma do PIS. Tanto para o PIS quanto para o Pasep, o prazo para a retirada dos recursos se encerra em 28 de dezembro. Após essa data, os valores retornam aos cofres do governo.

O montante pago a cada trabalhador varia de acordo com o número de dias trabalhados ao longo do ano-base de 2021.

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para aqueles que possuem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo realizar transações por meio do aplicativo Caixa Tem.

No caso em que não seja possível abrir uma conta digital, o saque poderá ser efetuado com o uso do Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, unidades do Caixa Aqui ou agências, seguindo o calendário de pagamento estabelecido.