Economia

Mato Grosso do Sul amplia 5 vezes a capacidade de exportação de carne para a China

A vinda de Lula à capital sul-mato-grossense tem como destaque o acompanhamento do primeiro embarque de carne para a China

12 ABR 2024 • POR Redação • 09h34
Reprodução

A capacidade de exportação de carne bovina de Mato Grosso do Sul para a China teve um aumento significativo, quintuplicando de acordo com a recente ampliação do número de frigoríficos habilitados para exportação para o país asiático. Anteriormente, o estado possuía a capacidade de abater 467 mil cabeças de gado por ano para envio à China, e agora esse número aumenta para 2,3 milhões anuais.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, destacou durante uma coletiva de imprensa transmitida pelos canais oficiais do governo federal que esse aumento expressivo nas possibilidades de exportação de carne de Mato Grosso do Sul motivou a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Campo Grande nesta sexta-feira.

A vinda de Lula à capital sul-mato-grossense tem como destaque o acompanhamento do primeiro embarque de carne para a China a partir das plantas recém-habilitadas, com a finalização do primeiro lote para envio prevista para esta sexta-feira. O evento será realizado na unidade da JBS localizada na saída para Sidrolândia (MS), com a presença do presidente, do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Além disso, Mato Grosso do Sul se destaca como o estado que mais se beneficiou das novas habilitações entre todas as unidades da federação. O aumento nas exportações de carne para a China é parte dos esforços do governo brasileiro para fortalecer o setor agropecuário e impulsionar a economia do país. A expectativa é que essas novas habilitações gerem um incremento de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira ao longo de um ano.

O aumento nas exportações de carne bovina de Mato Grosso do Sul reflete um cenário de maior competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. No primeiro trimestre deste ano, o estado registrou um aumento de 10% nas exportações de carne, com uma movimentação financeira de US$ 263 milhões e um incremento de 10,63% em comparação com o mesmo período do ano passado.