sa

Surtos de viroses respiratórias e intestinais atingem Campo Grande

24 ABR 2024 • POR Redação • 09h01
PMCG

Em Campo Grande, a situação de saúde pública tem gerado preocupações com o aumento expressivo de casos de viroses respiratórias e intestinais, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Nos últimos dias, os postos de saúde da capital registraram um crescimento notável nos atendimentos, impactando principalmente adultos e crianças.

De acordo com os dados da Sesau, houve um aumento de 46% nos atendimentos a adultos e de 28% na ala pediátrica entre os dias 21 e 22 de abril, em comparação com períodos anteriores. Esse crescimento tem levado a uma sobrecarga significativa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com as autoridades de saúde alertando para um surto em curso.

Além disso, as unidades de saúde da cidade estão passando por um processo de reforço no quadro de funcionários e reorganização do fluxo de atendimento, visando melhor atender à demanda crescente. Segundo Rosana Leite, apenas na segunda-feira (22), foram realizados 6.455 atendimentos nas seis UPAs e quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs), representando um aumento significativo em relação ao dia anterior.