Saúde

Lotação nas UPAs de Campo Grande aumenta 44% devido ao surto de doenças respiratórias

3 MAI 2024 • POR Redação • 11h08
Foto: Juliano Almeida/Campo Grande News

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campo Grande estão enfrentando um aumento significativo na demanda por serviços médicos, impulsionado por um surto de doenças respiratórias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), houve um aumento de 44% na lotação das unidades, saltando de uma média de 4,5 mil para aproximadamente 6,5 mil pacientes atendidos.

A Sesau decretou estado de emergência na última terça-feira (30), o que permitiu o aumento do número de médicos nas UPAs para lidar com o crescimento abrupto na procura por atendimento. Com a medida, foi possível adicionar 90 profissionais às equipes, garantindo ao menos dois médicos adicionais por escala e apoio extra nos locais com maior volume de pacientes.

Apesar dos esforços para ampliar o atendimento, a situação em algumas UPAs continua crítica. Na unidade do bairro Coronel Antonino, por exemplo, a movimentação era intensa nesta quinta-feira (2), com destaque para a presença de mulheres, crianças e idosos. A equipe matutina contava com quatro clínicos e seis pediatras para gerenciar o fluxo de pacientes.

A resolução será publicada em Diário Oficial ainda neste mês, divulgou a Secretaria Estadual de Saúde