Rural

Governo de MS desenvolve plano estratégico para fortalecer a pecuária leiteira

Atualmente, MS possui cerca de 12 mil produtores de leite, que fornecem mais de 90% do leite para as indústrias locais e parte para os estados do PR e SP

5 JUN 2024 • POR Redação • 09h07
Portal GovMS

O Governo do Estado está elaborando um plano abrangente de apoio à indústria leiteira, visando enfrentar os desafios de liquidez que assolam o setor. Essas medidas incluem desde melhorias genéticas no rebanho até investimentos em pesquisa, inovação e até mesmo a expansão da industrialização dos produtos.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, destacou a importância dessas iniciativas durante o 2° Seminário Estadual do Leite, realizado no dia 4. O evento deste ano, com o tema "Leite na Alimentação Humana: Mitos e Verdades", foi promovido pela Frente Parlamentar do Leite, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mato Grosso do Sul e Semadesc, e teve como local o Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa.

Beretta explicou que junto com a Câmara Setorial do Leite, apresentaram ao governador Eduardo Riedel e ao secretário Jaime uma proposta de um plano denominado Proleite. Esse plano compreende uma série de programas e ações destinadas a melhorar a situação do setor leiteiro.

A Câmara Setorial do Leite, vinculada à Semadesc, desempenha um papel fundamental ao promover o debate sobre questões relevantes para a cadeia produtiva e encaminhar ao governo propostas de projetos e programas para aprimorar o ambiente produtivo e a competitividade.

O Proleite contempla uma série de incentivos, programas de melhoramento genético, assistência técnica, medidas tributárias, apoio à pesquisa e inovação tecnológica, bem como à industrialização. Prevê-se que o plano seja apresentado ainda este mês.

Durante o seminário, deputados estaduais, representantes do setor produtivo e empresários discutiram os desafios que a atividade enfrenta no estado, que possui mais de 80 laticínios. A maioria da produção é destinada à fabricação de queijos, especialmente o mussarela, com pequenas indústrias também responsáveis pela produção.

Atualmente, o Mato Grosso do Sul possui cerca de 12 mil produtores de leite, que fornecem mais de 90% do leite para as indústrias locais e parte para os estados do Paraná e São Paulo. O estado conta com três polos de produção de leite, localizados nas regiões Leste, Central e Sul, com 30 municípios representando mais de 68% da produção estadual.

O secretário-executivo destacou o apoio do Governo do Estado, através da Semadesc, a todas as iniciativas que promovam o consumo de lácteos, reconhecendo a importância dessa cadeia produtiva baseada em agricultores familiares.

O gestor de bovinocultura de Leite, Orlando Camy Filho, o presidente da Agraer Washington Willeman e o presidente da Fundect, Márcio Pereira, também estiveram presentes no evento.