Polícia

Policia de MS intercepta boliviano com fetos de lhama e cápsulas de cocaína no estômago

19 JUN 2024 • POR Redação • 12h09
Reprodução (Diário Corumbaense)

Uma operação conjunta entre Receita Federal, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul resultou na apreensão de cerca de 2 toneladas de mercadorias irregulares, incluindo fetos de lhama empalhados e cápsulas de cocaína, em um posto de fiscalização próximo a Lampião Aceso, na terça-feira, 18 de junho.

O foco da operação foi um ônibus clandestino interceptado no Posto Esdras, que tinha como destino São Paulo. Durante a abordagem, um boliviano de 21 anos foi detido após ser descoberto que ele havia ingerido cerca de 80 cápsulas de cocaína. Segundo o suspeito, ele havia engolido as cápsulas em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com o objetivo de transportá-las até São Paulo, onde receberia pagamento pelo serviço.

Além das cápsulas de cocaína, a operação revelou uma prática ilegal recorrente de transporte de fetos de lhama empalhados. Este foi o terceiro incidente do tipo este ano e o segundo somente neste mês. O proprietário dos fetos afirmou que planejava vendê-los em São Paulo por R$ 500,00 cada, evidenciando uma exploração desumana e ilegal desses animais.

As mercadorias apreendidas, que incluíam roupas e alimentos, destacam-se pela sua origem irregular, fugindo aos controles fitossanitários e comerciais estabelecidos. Tais práticas não apenas prejudicam o comércio legal, mas também representam um risco à saúde pública, dado que a procedência e a qualidade dos alimentos não podem ser garantidas.