Agro

Chegada do inverno ameaça safra de milho em Mato Grosso do Sul

Previsão de geadas preocupa produtores, com apenas 4,2% da área colhida e regiões sul e central em risco elevado

24 JUN 2024 • POR Redação • 08h41
Portal GovMS

A chegada do inverno em Mato Grosso do Sul, oficialmente iniciado no dia 20 de junho, está gerando apreensão entre os produtores de milho. Apesar de os dias frios estarem menos intensos devido às mudanças climáticas, há previsão de geada para algumas regiões do Estado entre os dias 10 e 15 de julho.

A colheita da safrinha de milho, iniciada há duas semanas, avançou pouco até agora, com apenas 4,2% da área total colhida. Análises técnicas indicam que 28% da área de cultivo de milho da segunda safra 2023/2024 na região sul do Estado estará nos estágios fenológicos críticos entre R1 (florescimento e polinização) e R4 (grão farináceo) durante o inverno. Esses estágios são altamente suscetíveis a danos causados pela geada, podendo resultar em reduções significativas no potencial produtivo.

Na região central do Estado, estima-se que 13% das lavouras estarão nos estágios fenológicos entre R1 e R4 durante o período previsto para a geada, o que também coloca essas áreas em risco. Em contraste, a região norte parece estar mais segura, sem risco aparente de geada, e apenas 6% das lavouras nessa área estarão no estágio R4 durante o período crítico.

Até o momento, a colheita está mais avançada na região sul, com uma média de 5,1%, seguida pela região central com 3,1% e a região norte com apenas 0,5%. Dos 76 municípios produtores, apenas 42 iniciaram a colheita, totalizando 92 mil hectares colhidos até agora. O pico da colheita é esperado entre 21 de junho e 19 de julho, quando 60% da safra estará em plena maturação. A porcentagem de área colhida na segunda safra 2023/2024 está 4,2 pontos percentuais acima da safra anterior, porém cerca de 15% da área está fora do zoneamento agrícola de risco climático e 40% fora da melhor janela de semeadura, o que agrava os desafios enfrentados pelos produtores neste inverno.