Polícia

Fraudes no Auxílio Emergencial: PF prende 8 em operação nacional contra desvios de R$ 10 milhões

MS está entre os 5 estados brasileiros que participavam de esquema que desviava benefícios para contas falsas

10 JUL 2024 • POR Redação • 11h13
Reprodução

Nesta quarta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Falso Egidio, resultando na prisão de oito pessoas envolvidas em um esquema de fraude nos programas sociais, incluindo o Auxílio Emergencial. A operação, que contou com 11 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão, ocorreu nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Piauí.

A investigação, iniciada em abril do ano passado, revelou que um servidor e duas funcionárias terceirizadas da Caixa foram corrompidos por uma quadrilha para facilitar o desvio de recursos do Auxílio Emergencial. Os criminosos transferiam os valores para contas abertas em nome de pessoas vulneráveis, sem o conhecimento delas, e depois distribuíam o dinheiro entre os membros do grupo.

Além das acusações por integrar organização criminosa, os investigados enfrentarão processos por furto qualificado, inserção de dados falsos em sistema de informações e lavagem de dinheiro.

A operação recebe o nome de Falso Egidio em referência ao Santo Egidio, padroeiro dos moradores de rua, em uma alusão às contas fraudulentamente utilizadas no esquema.