Cidades

Recém-inaugurado pela prefeita Adriane, P.A. infantil do Tiradentes não tem equipamento de raio-x

A denúncia foi feita pelo avô de uma criança de 11 anos, que buscou atendimento e não obteve êxito.

12 JUL 2024 • POR Redação • 16h13
Divulgação

Enquanto nas redes sociais a prefeita Adriane Lopes (PP) se vangloria sobre o novo PAI (Pronto Atendimento Infantil) no bairro Tiradentes, o cotidiano da unidade mostra a realidade de uma unidade que não dispõe sequer de equipamento de raio-x para os pacientes infantis.

A denúncia é do avô de uma criança de 11 anos que buscou atendimento no recém-inaugurado P.A. na manhã desta sexta-feira (12).

“O menino teve uma torção no tornozelo jogando bola na quinta e hoje fomos lá no PA do Tiradentes, mas não tivemos a atenção devida. O médico deu um analgésico para dor e mandou voltar para casa porque a máquina de raio-x está quebrada há mais ou menos 2 anos e até agora não houve conserto”, relata Adão Valfrido, 64 anos, avô da criança.

“Como vai analisar se a torção foi grave? Se rompeu algum ligamento ou algo assim? Estão se lixando para a população, que paga imposto caríssimo e não tem um aparelho de raio-x”, completa Valfrido, indignado.

Segundo ele, a orientação do médico de plantão foi encaminhar o menino para o CEM (Centro de Especialidades Médicas) Presidente Jânio Quadros, no Centro, ou para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Coronel Antonino.

As duas unidades ficam distantes cerca de 7 quilômetros do PA Infantil do Tiradentes.

“Como que alguém vai fazer isso sem carro? Vai colocar o menino e rodar o tempo todo dentro do ônibus? Vai pagar quanto em táxi ou Uber?”, questiona. Após o exame de raio-x, o médico ainda teria solicitado o retorno para que ele ou outro médico plantonista analisasse o resultado. “Vai quanto tempo de atendimento nisso tudo? Ficar rodando com o menino machucado a cidade inteira”, lamenta Valfrido.

A indignação do avô é com a rede municipal de Saúde de Campo Grande e com a administração da prefeita Adriane Lopes. “O nosso direito não está sendo respeitado pela gestão atual da prefeitura, o direito de uma criança que precisava de atendimento e não teve”.

Nas redes, P.A. tem atendimento dos ‘sonhos’

Adriane Lopes esteve na inauguração das obras de revitalização do PA Infantil do Tiradentes no início do mês de julho e publicou um vídeo, nesta semana, em suas redes sociais se vangloriando das modificações na unidade.

“Chega à noite, criança com tosse, com febre, gripado, para onde levar? Agora nós temos o Pronto Atendimento Infantil 24 horas para atender as crianças da nossa cidade”, argumenta Adriane, no vídeo publicado em sua conta no Instagram, no último dia 8.

Na peça publicitária, a prefeita explora a história de 2 mães que buscaram atendimento e elogiaram as intervenções da Prefeitura na unidade. “E que histórias como dessas mães se multipliquem”, finaliza a prefeita.

Apesar da pintura e retoques de revitalização, a população encara a intervenção no PA Infantil do Tiradentes como “maquiagem” eleitoreira de olho no pleito de outubro, quando Adriane corre risco de perder o cargo.

“Há 2 anos tinha equipamento de raio-x, mas agora com a eleição estão preocupados somente em querer fazer uma maquiagem para dizer que está um atendimento de ótima qualidade, e não está”, lamenta Valfrido.