Economia

Impacto do ajuste do etanol acompanha alta da gasolina em Mato Grosso do Sul

Em uma semana, o preço do etanol apresentou um aumento de 10,8%.

18 JUL 2024 • POR Redação • 10h06
Portal Governo MS

O aumento nos preços dos combustíveis tem causado um impacto significativo para os consumidores em Mato Grosso do Sul, que já estão enfrentando altas tanto no preço do etanol quanto no da gasolina. Um levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revelou um aumento expressivo de 10,8% no preço do etanol em Mato Grosso do Sul em apenas uma semana. Entre os dias 7 e 13 de julho, o preço médio do etanol foi de R$ 4,08 por litro, representando um acréscimo de R$ 0,40 em comparação à semana anterior, quando o preço médio era de R$ 3,68 por litro.

Para a pesquisa mais recente, a ANP analisou 28 postos de combustíveis no estado. O preço mais alto registrado foi de R$ 4,97, enquanto o mais baixo foi de R$ 3,89. Esse aumento no preço do etanol reflete o recente reajuste no preço da gasolina, anunciado em 8 de julho, que inicialmente previa um aumento de R$ 0,15 para o consumidor, mas que acabou sendo de R$ 0,45 em Mato Grosso do Sul. Na última semana, o preço médio da gasolina comum foi de R$ 6,14 por litro, 7,9% superior à média da semana anterior, que era de R$ 5,69.

No primeiro semestre de 2024, o preço do etanol subiu 12,69% em Mato Grosso do Sul. De acordo com a ANP, o preço médio do biocombustível era de R$ 3,23 por litro no início do ano e aumentou para R$ 3,64 na última semana de junho, uma diferença de R$ 0,41.

Na última semana, a Petrobras anunciou um aumento de R$ 0,20 por litro no preço da gasolina para as distribuidoras, elevando o valor para R$ 3,01 por litro, um aumento de 7,12%. Este foi o primeiro reajuste no preço da gasolina em 2024, após uma redução de 4% em outubro de 2023. O último aumento havia sido de 16% em agosto do mesmo ano. Embora se esperasse um acréscimo de R$ 0,15 por litro no preço final da gasolina para o consumidor, o valor variou nos postos devido às margens de lucro dos revendedores e distribuidores, além dos custos de transporte.