Cidades

Alerta de temporal não se confirma e municípios de MS permanecem em estiagem

Apesar das previsões, chuvas não atingem região sul do estado, que enfrenta altas temperaturas e baixa umidade do ar.

29 JUL 2023 • POR Redação • 07h52
Agraer

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temporal para 31 cidades do estado de Mato Grosso do Sul, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes até às 21h desta sexta-feira (28). No entanto, as previsões não se concretizaram, e a estiagem persiste nos principais municípios da região sul.

Entre as cidades que tiveram registros de chuvas, Amambaí, localizada a 351 quilômetros da capital, foi a que mais se destacou, com 7,1 mm registrados às 09h30. Em Dourados, a precipitação atingiu 7 mm no mesmo período. Ambas as cidades apresentaram máxima de 24ºC e mínima de 17ºC entre 0h e 19h, com umidade relativa do ar atingindo 93% e ventos a 5 km/h.

Apesar dessas ocorrências, em outras cidades, como Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Ivinhema, Ponta Porã, Sete Quedas, Taquarussu e Vicentina, a média de chuva não ultrapassou 3 mm durante a manhã.

A previsão para os próximos dias é de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade, devido ao avanço da alta pressão pós-frontal, favorecendo o tempo quente e seco.

Na capital do estado, Campo Grande, a temperatura caiu durante o início da noite, com os termômetros marcando 22ºC e sensação térmica de 18ºC, após atingirem 31ºC às 12h30. O céu permanece limpo, com ventos leves a 18 km/h, e a umidade relativa do ar segue baixa, registrando 32%.

A tendência das amplitudes térmicas, ou seja, a diferença entre as temperaturas máxima e mínima, é de que continuem acentuadas nos próximos dias. O fim de semana se apresenta com previsão de continuidade do tempo seco, altas temperaturas e baixos valores de umidade relativa do ar.