Cultura

Depois de mais uma década do último show, João Haroldo e Betinho retomam a carreira

A dupla é uma das primeiras do gênero universitário no Brasil

8 MAI 2023 • POR Redação • 19h51
Dupla volta após uma década

Conhecidos por serem uma das primeiras duplas a tocarem o sertanejo universitário no Brasil, há 25 anos, a dupla João Haroldo e Betinho, retomam a carreira no cenário musical em Mato Grosso do Sul, após uma pausa, em 2011 e outra em 2016. A volta aos palcos foi marcada com um show na Expogrande 2023, no antigo tatersal de elite da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), no Parque de Exposições Laucídio Coelho. “Vou Cuidar de Mim”, é a mais nova canção do EP que a dupla lançou, que inclusive está disponível no YouTube e nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube Music e Amazon Music.

História- João Haroldo, 45 anos, nasceu em Jardim, e Betinho, 46 anos, é natural de Campo Grande. Vindos de famílias simples, antes de optarem pela música, tiveram inúmeras profissões: João Haroldo foi servente de pedreiro, mototaxista e até mesmo peão de fazenda. Betinho, desde cedo, aprendeu o ofício de mecânico de automóveis. Mas movidos pela música sertaneja e a paixão pelo violão, acreditaram na carreira.

O começo não foi fácil. Os amigos  tocavam para um pequeno público em restaurantes, churrascarias e barzinhos. Foi num desses barzinhos que a dupla se formou.  Pouco a pouco o público foi aumentando, chamando a atenção de casas noturnas da cidade. "Quando nós começamos era eu em um violão e o Betinho no outro. Ou então na sanfona e o pessoal pedindo as músicas. A gente ia cantando o que o público pedia e, quando não sabíamos, cantávamos na próxima semana. Era um show mais intimista e, com o passar do tempo, fomos evoluindo, colocando banda e montando o nosso repertório, sempre com as músicas que o povo gosta", conta João Haroldo.

Cantando juntos desde 1997, o primeiro disco foi gravado em 2000, um grande sucesso, com a canção “Coração Idiota”, na época, com mais de seis mil cópias vendidas em apenas um dia. “Nós achávamos que iríamos vender 3 mil cópias em um ano, mas não, foram 6 mil em um dia. Isso com o CD original, na época não existia pirata e custava R$20,00. Isso foi em novembro de 2000”, relembra Betinho, acrescentando que o disco foi gravado ao vivo

No caminho foram cinco discos até que em 2011 os dois se separaram e decidiram seguir outros rumos.  João Haroldo confessa que a falta de retorno do mercado foi decisiva para o fim. Com três filhos ele relata que a música não estava dando muita segurança. “Ficamos 12 anos juntos, começamos a ver nossos amigos fazendo sucesso e a gente ainda patinando. Resolvemos dar um tempo de comum acordo, uma segurada. É aquela coisa, o sucesso passava do nosso lado, mas não acontecia com a gente”, lamenta.

Agora, decididos a retomar a vida artística, a dupla revela que sentiu falta do companheirismo, da amizade, e receberam muitos pedidos do público, para voltar. “Sentimos falta dos palcos, da amizade que temos ao longo de todos esses anos e de fazer música bonita. O público pedia demais e nós resolvemos voltar, porque agora é a época, estamos mais maduros”, comenta Haroldo

Nesse novo projeto e nova fase da vida, a dupla sertaneja João Haroldo e Betinho, vêm com uma nova equipe, novo cenário e novos sucessos. Segundo os sertanejos, a dupla ainda está alinhando as participações especiais de outros artistas nos shows de lançamento, mas garantiu que virá muitas surpresas. “O público pode esperar muita moda apaixonada, muito arrasta pé, muita música inédita. Estamos terminando de decidir quais serão os artistas, mas garantimos que será surpresa aos nossos fãs”, anunciaram.