Política

Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro confirmam agenda em MS para apoiar candidatos tucanos

Ex-presidente e seu filho devem participar das campanhas de Beto Pereira e Marçal Filho em setembro

10 AGO 2024 • POR Redação • 12h12
Reprodução

Em setembro, Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), devem visitar Mato Grosso do Sul para impulsionar as campanhas de Beto Pereira e Marçal Filho, candidatos a prefeito pelo PSDB em Campo Grande e Dourados.

Segundo fontes de Brasília, Eduardo Bolsonaro será o primeiro a chegar ao Estado, com visita prevista para a primeira quinzena de setembro. O ex-presidente Jair Bolsonaro deve segui-lo logo em seguida, durante os dias decisivos das campanhas dos dois tucanos.

Se confirmadas, as visitas de Bolsonaro podem gerar uma situação delicada com a senadora Tereza Cristina (PP), a quem ele havia prometido que, apesar do apoio aos candidatos tucanos, não participaria ativamente de suas campanhas subindo em palanques.

Essa não seria a primeira vez que Bolsonaro quebra um compromisso com Tereza Cristina. Inicialmente, ambos haviam acertado uma aliança entre o PP e o PL nas eleições municipais em Campo Grande e Dourados, onde os atuais prefeitos, Adriane Lopes e Alan Guedes, do PP, buscam a reeleição. No entanto, Bolsonaro optou por apoiar os candidatos do PSDB, gerando atritos com a senadora. Tereza Cristina chegou a pedir pessoalmente ao ex-presidente que evitasse envolvimento direto nas campanhas tucanas.

A estratégia do PSDB ao trazer Bolsonaro e seu filho a Mato Grosso do Sul é clara: mobilizar o eleitorado bolsonarista em Campo Grande e Dourados. A presença do ex-presidente é vista como fundamental para convencer eleitores que relutam em votar nos candidatos do PSDB, partido que muitos apoiadores de Bolsonaro consideram próximo à esquerda. Com essa movimentação, o partido espera garantir Beto Pereira no segundo turno em Campo Grande e consolidar a liderança de Marçal Filho em Dourados, onde ele já lidera as pesquisas.

Para isso, o PSDB planeja dois grandes eventos políticos em Campo Grande e Dourados, reunindo militantes tucanos e bolsonaristas. Essas cidades são importantes redutos eleitorais para Bolsonaro, que recebeu expressiva votação nelas nas eleições presidenciais de 2022.

Até o momento, o presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, não confirmou oficialmente as visitas, mas o partido deixa em aberto a possibilidade de novas declarações sobre o assunto.

Jair Bolsonaro esteve pela última vez em Mato Grosso do Sul em junho de 2022, quando participou da entrega de 300 apartamentos populares no Bairro Jardim Canguru, em Campo Grande. Durante a visita, ele também liderou uma motociata na capital e visitou Ponta Porã e Corumbá, onde inaugurou um radar de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), reforçando a segurança na fronteira com o Paraguai.