Cidades

Frio extremo causa mortes de gado em Sidrolândia

Noite mais fria do ano em Mato Grosso do Sul registra sensação térmica de -1,5ºC e resulta em perdas significativas para pecuaristas.

12 AGO 2024 • POR Redação • 10h54
Reprodução

No último  sábado (10), Mato Grosso do Sul registrou a noite mais fria do ano, resultando em graves perdas para o setor pecuário. O frio intenso levou à morte de pelo menos cinco cabeças de gado em Sidrolândia, cidade a cerca de 60 km de Campo Grande, onde a sensação térmica caiu a impressionantes -1,5ºC.

Os termômetros em Campo Grande marcaram 4,8ºC durante a madrugada, enquanto em Sidrolândia, as condições meteorológicas extremas provocaram a morte de três vacas e dois bezerros em uma propriedade rural local. A combinação de chuva e baixas temperaturas contribuiu para a hipotermia dos animais, que não conseguiram resistir ao frio severo.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) está monitorando a situação e orienta os produtores rurais a reportarem casos de mortalidade por hipotermia. A Iagro ressalta que, embora mortes por hipotermia não sejam incomuns durante esta época do ano, a intensidade do frio deste fim de semana tem exigido atenção especial.

Além das mortes confirmadas, os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que das 35 estações meteorológicas em Mato Grosso do Sul, 24 registraram temperaturas mínimas de até 5ºC, e nove marcaram menos de 3ºC.