Geral

Áudio da caixa-preta do avião da Voepass registra tentativas de controle e desespero antes da queda

Conversa do copiloto sobre "dar potência" e gritos são capturados; relatório preliminar será divulgado em 30 dias

15 AGO 2024 • POR Redação • 10h57
Reprodução

O gravador de voz da cabine do avião ATR-72 da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), registrou momentos críticos e angustiantes antes do acidente fatal que matou todas as 62 pessoas a bordo. A gravação mostra o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva pedindo para “dar potência” à aeronave enquanto tentava estabilizá-la, além de gritos e o som do impacto com o solo.

A análise preliminar feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) revela que o avião perdeu altitude de forma repentina, mas não identifica falhas elétricas, pane no motor ou incêndio. A dificuldade na análise se deve ao intenso barulho das hélices da aeronave, que complicou a decodificação das conversas.

A principal hipótese em investigação é a formação de gelo nas asas, que poderia ter causado uma perda de estabilidade, conhecida como “estol”. A confirmação dessa hipótese, assim como outras possíveis causas, dependerá de uma revisão mais aprofundada dos dados da caixa-preta e de outras evidências.

O relatório preliminar, que deve ser publicado em 30 dias, proporcionará uma visão mais clara sobre as circunstâncias que levaram ao trágico acidente.  (Com inf do Jornal Nacional)