Geral

Mato Grosso do Sul avança no mercado de trabalho com a terceira menor taxa de desocupação do Brasil

16 AGO 2024 • POR Redação • 10h20
Semadesc

Mato Grosso do Sul continua a se destacar no cenário nacional ao registrar a terceira menor taxa de desocupação do país, marcando 3,8% no segundo trimestre de 2024, conforme os dados da PNADC-T (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral) divulgados pelo IBGE. Este resultado positivo reflete o sucesso das políticas de qualificação profissional implementadas pelo estado, que têm impulsionado o crescimento do emprego formal e reduzido os índices de informalidade e desalento.

Jaime Verruck, secretário da Semadesc, comentou sobre a importância dessa conquista: “A queda na taxa de desocupação mostra que Mato Grosso do Sul está no caminho certo. A criação de novas vagas de emprego e a qualificação da força de trabalho são fundamentais para mantermos essa tendência.”

Com 63,4% da população economicamente ativa empregada, Mato Grosso do Sul se posiciona entre os estados com o maior nível de ocupação no país, superando a média nacional. Além disso, a capital Campo Grande lidera entre as capitais brasileiras, registrando a menor taxa de desocupação, de 4%, um reflexo da expansão dos setores de comércio e serviços e dos esforços conjuntos de qualificação.

A redução da informalidade para 31,8% e do desalento para 1,1% reforçam o impacto positivo do programa MSQualifica, que conecta trabalhadores ao mercado formal, elevando a qualidade e a quantidade de empregos disponíveis.