Cidades

Morre aos 72 anos Dom Mariano, Bispo auxiliar de Campo Grande, após cirurgia no coração

31 AGO 2024 • POR Redação • 14h00
Reprodução

Campo Grande perdeu um de seus líderes religiosos na noite desta sexta-feira (30). O bispo auxiliar Dom Frei Janusz Marian Danecki, conhecido como Dom Mariano, faleceu aos 72 anos após sofrer uma parada cardíaca durante uma cirurgia vascular em um hospital particular da capital. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Campo Grande.

Dom Mariano havia sido internado no hospital da Unimed no dia 29 de agosto para um procedimento cirúrgico no coração. Durante a cirurgia, ele teve uma parada cardíaca que resultou em sua morte. Dom Mariano era um membro ativo e respeitado da comunidade católica de Campo Grande desde 2015, quando foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese pelo Papa Francisco.

O corpo de Dom Mariano será velado na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua, localizada na Travessa Lydia Baís, no Centro de Campo Grande. O velório terá início às 5h deste sábado (31), com missas sendo celebradas de hora em hora. O momento exequial está marcado para as 13h, sob a presidência do arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa. Após a cerimônia, o corpo será trasladado para Cidade Ocidental (GO), onde será sepultado no cemitério Jardim da Imaculada, da Província São Maximiliano Kolbe, dos Frades Franciscanos Menores Conventuais.

Dom Mariano, de origem polonesa, dedicou sua vida ao serviço religioso e à comunidade, sendo lembrado por sua humildade e dedicação pastoral.