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Taxação fluvial argentina impulsiona embarques de soja e minério em Porto Murtinho

Decisão argentina de cobrar pedágio das embarcações no Rio Paraguai impulsiona terminal brasileiro, gerando crescimento surpreendente nas exportações e mudando o panorama logístico.

21 AGO 2023 • POR Redação • 06h09
Divulgação

Recentemente, a decisão argentina de impor pedágios às embarcações que atravessam o Rio Paraguai gerou controvérsias, enquanto, por outro lado, dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) revelam um notável aumento nos embarques de soja no terminal de Porto Murtinho durante o primeiro semestre de 2023. O volume de soja embarcado superou em 332,6% o total registrado no mesmo período do ano anterior, até mesmo ultrapassando a soma dos embarques dos últimos quatro anos.

Entre janeiro e junho deste ano, foram enviadas 957.891 toneladas de soja através do porto de Murtinho, contrastando com as 221.452 toneladas do ano passado. Essa impressionante cifra representa uma diminuição significativa no tráfego de caminhões nas estradas em direção ao porto de Paranaguá ou outros portos brasileiros, equivalente a cerca de 20 mil carretas bi-trem.

Entretanto, tal incremento tem suas consequências, já que diariamente mais de uma centena de carretas chegam a Porto Murtinho. Este aumento no fluxo de caminhões tem impactos econômicos e sociais, aquecendo a economia local e ampliando a demanda por serviços e infraestrutura.

O salto no embarque de soja é ainda mais impressionante quando comparado com os dados dos quatro anos anteriores, durante os quais foram embarcadas 863 mil toneladas. Isso significa que o volume do primeiro semestre de 2023 superou em 11% o total acumulado dos quatro anos anteriores.

Um fator que impulsionou esse aumento nos embarques é a cheia do Rio Paraguai, que desde o final de janeiro manteve-se em níveis elevados, atingindo quase seis metros em março. Isso possibilitou um transporte mais eficiente e estimulou a utilização do rio como corredor logístico.

Além disso, a estiagem na Argentina reduziu a produção local de soja, forçando as indústrias argentinas a importar do Brasil. Essa situação, aliada à capacidade de transporte pelo Rio Paraguai, contribuiu para o sucesso do terminal de Porto Murtinho.

Não apenas a soja, mas também o transporte de minério registrou um aumento considerável nos primeiros seis meses de 2023. Cerca de 3,4 milhões de toneladas de minério foram transportadas pelo Rio Paraguai, representando um incremento de aproximadamente 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Diante desse panorama, especialistas preveem que os números se mantenham nos próximos anos, a menos que ocorra uma escassez de água no rio. A mineração também contribui para esse crescimento, com previsão de aumentar a extração de minério de 7 milhões para 14 milhões de toneladas anuais nos próximos anos, conforme o secretário Jaime Verruck.