Curso de capacitação em policiamento rural fortalece parceria entre produtores e Polícia Militar
Sistema Famasul sediou a segunda edição do curso, destacando a importância da Patrulha Rural para a segurança no campo.
6 SET 2023 • POR Redação • 08h52Na manhã desta terça-feira (5), o auditório do Sistema Famasul foi palco do 2º Curso de Capacitação em Policiamento Rural. O evento contou com a presença do presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, e teve como destaque a palestra do comandante-geral da Polícia Militar, Renato dos Anjos Garnes.
Marcelo Bertoni expressou sua gratidão pelo trabalho realizado em prol da Patrulha Rural, um anseio dos produtores rurais. Ele também enfatizou o comprometimento do Sistema Famasul e dos Sindicatos Rurais em apoiar a Polícia Militar, destacando doações significativas, como 1,5 mil placas de identificação de propriedades e 10 drones para auxiliar as equipes no monitoramento.
O comandante-geral da PMMS, Coronel Garnes, ressaltou que o trabalho da Patrulha Rural é para beneficiar tanto grandes quanto pequenos produtores rurais. Ele enfatizou a mudança de abordagem da polícia, que agora atua na prevenção, promovendo um policiamento ostensivo e preventivo. O Coronel também destacou a importância de proteger o patrimônio no campo, que representa a vida dos produtores, independentemente do tamanho de suas propriedades.
O programa "Campo Mais Seguro", lançado em março de 2023 pelo governo de Mato Grosso do Sul, completou um ano de implementação, apresentando resultados positivos. A Patrulha Rural atua em todo o campo, abrangendo desde aldeias indígenas e assentamentos até pequenas, médias e grandes propriedades, bem como distritos. Até junho, o programa já contava com o cadastro de aproximadamente 7 mil propriedades.
As equipes da Patrulha Rural estão presentes em todas as sedes de batalhões e companhias em Campo Grande e em todo o interior do estado, abrangendo um total de 33 municípios. Somente neste ano, a Patrulha Rural realizou cerca de 10 mil ações ostensivas em todo o estado, fortalecendo a segurança no campo e estreitando a parceria entre produtores e a Polícia Militar.