Cidades

Tempestade em Corumbá deixa rastro de destruição e vítima

Ventos intensos ocasionaram a queda do teto da quadra da Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros, causando a morte de uma criança da 3ª série.

12 SET 2023 • POR Redação • 17h27
Reprodução

Uma forte tempestade atingiu a cidade de Corumbá, localizada a 419 km de Campo Grande, na tarde desta terça-feira (12), causando estragos significativos e resultando na trágica morte de uma criança de sete anos. O evento climático, que durou menos de 15 minutos, surpreendeu os moradores da região com ventos que superaram as expectativas, atingindo velocidades acima de 20 km/h, muito além dos 22 km/h previstos.

A força dos ventos derrubou a cobertura de metal da quadra de esportes da Escola Municipal Cassio Leite de Barros. Nesse momento, alunos que estavam participando de uma aula de educação física foram atingidos pela estrutura em colapso, resultando em ferimentos graves. A vítima fatal do acidente era uma das crianças presentes na quadra. Outras crianças e o professor que estavam no local sofreram ferimentos leves e foram imediatamente encaminhados para uma Unidade de Pronto Atendimento.

Além dos danos na escola, a tempestade deixou um rastro de destruição nas ruas de Corumbá. Árvores foram arrancadas e caíram sobre veículos e residências, transformando a paisagem em um cenário de caos. Parte do teto das Lojas Americanas, localizadas no centro da cidade, desabou enquanto consumidores buscavam abrigo do temporal. A queda de cabos de energia resultou em apagões em diversos bairros.

O conjunto habitacional Jatobazinho, localizado na parte alta de Corumbá, sofreu com o destelhamento de apartamentos no piso superior. Uma casa no bairro Cervejaria também teve parte de seu telhado arrancado. Isaque do Nascimento, superintendente municipal de proteção e defesa civil, que atua na área há 13 anos, destacou que ventos de tal intensidade costumam ocorrer nos meses de outubro, surpreendendo ao acontecer mais cedo este ano.

"Nossas equipes estão em ação para realizar os reparos necessários e contamos com o apoio de todas as instituições para auxiliar as famílias que podem ter ficado desalojadas devido aos estragos causados por essa tempestade inesperada", afirmou Isaque do Nascimento.