Transporte e trânsito

BR-163: Desconto progressivo no pedágio e expectativas de melhorias

Medidas visam aliviar custos para motoristas e garantir investimentos na rodovia

24 SET 2023 • POR Redação • 06h00
Reprodução

Com o aumento do fluxo de veículos na BR-163, uma das principais rodovias do estado, surgem propostas para facilitar o tráfego e tornar as viagens mais acessíveis para os motoristas. Uma dessas propostas é a implementação de um desconto progressivo no valor do pedágio, baseado na frequência em que os motoristas trafegam no trecho.

O Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Hélio Peluffo, aponta que essa medida poderá ser viabilizada em conjunto com as obras de duplicação e construção de uma terceira faixa na rodovia, previstas para iniciar em janeiro de 2024.

Durante o lançamento do Novo PAC, o governador Eduardo Riedel expressou sua expectativa de que a tarifa do pedágio seja mantida nos atuais patamares, pelo menos durante o primeiro ano da nova concessão. Esta concessão, que se somará aos 20 anos restantes do contrato atual, terá uma duração total de 35 anos.

Riedel enfatizou o compromisso de trabalhar junto com a equipe do Ministro Rui Costa para iniciar as obras de duplicação e terceira faixa em janeiro, com a esperança de evitar um aumento no pedágio, pelo menos durante o primeiro ano, visando garantir o direito de ir e vir da população. É importante lembrar que a tarifa do pedágio sofreu um reajuste de 16,82% em agosto, resultando em custos adicionais para os motoristas.

Além das preocupações com o pedágio, o governador praticamente confirmou a manutenção da CCR MSVia no controle da BR-163 em Mato Grosso do Sul.

O investimento total previsto para a BR-163 ao longo dos 35 anos de contrato será de quase R$ 12 bilhões. Com a extensão do prazo de concessão em mais 15 anos, a CCR MSVia será responsável pela duplicação de mais 68 km da rodovia e a implantação de 63 km de faixa adicional, 8 km de marginais e 9 km de contornos.

A concessão da BR-163 à CCR MSVia começou em 2014, quando a empresa realizou a duplicação dos primeiros 150 km da rodovia, permitindo o início da cobrança de pedágio. Desde 2017, no entanto, a rodovia não recebeu investimentos, levando a empresa a solicitar um reequilíbrio do contrato. Agora, as negociações buscam garantir investimentos e melhorias na rodovia, visando o benefício da população local e dos viajantes.