domingo, 22 setembro 2024

Polícia

07/11/2023 09:10

A+ A-

Autoridades agem contra a organização do 'Barão da Droga' e lavagem de dinheiro

Atualizado: 07/11/2023 09:15

Redação

A Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) e o Ministério Público do Paraguai iniciaram uma nova fase da Operação Pavo Real nesta terça-feira (7) para combater a organização criminosa liderada pelo narcotraficante sul-mato-grossense Jarvis Gimenes Pavão, conhecido como o "Barão da Droga". Jarvis, que já foi condenado a quase 70 anos de prisão no Brasil por tráfico de cocaína, está atualmente detido na Penitenciária Federal de Brasília. No Paraguai, ele cumpriu oito anos de reclusão e foi extraditado para o Brasil em 2017.

De acordo com a assessoria de comunicação da Senad, a operação de hoje envolve a execução de 26 mandados em cinco departamentos paraguaios, incluindo Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero.

O objetivo principal é confiscar bens móveis e imóveis usados na lavagem de dinheiro proveniente do esquema internacional de venda de cocaína. Casas, lojas, terrenos e propriedades rurais estão sendo apreendidos e passarão para o controle do Estado paraguaio.

Na primeira fase da Operação Pavo Real, realizada em julho deste ano, o Ministério Público do Paraguai denunciou 41 pessoas ligadas à organização criminosa. Doze indivíduos foram presos, enquanto outros 29 conseguiram escapar.

Entre os denunciados com mandados de prisão estão oito parentes de Jarvis, incluindo sua mãe, Nair Gimenes, sua atual esposa, Tallessa Ariany Santos da Silva Pavão, e seu filho e sucessor nos negócios, Luan Nascimento Pavão. A operação visa desmantelar essa organização criminosa envolvida no tráfico de drogas internacional e na lavagem de dinheiro.

Carregando Comentários...

Veja também