domingo, 22 setembro 2024

Polícia

09/11/2023 17:46

A+ A-

Forças unidas contra o crime: Operação SULMaSSP em ação

Atualizado: 09/11/2023 18:29

Redação

Nesta sexta-feira (10), o bloco de estados brasileiros conhecido como SULMaSSP, composto por São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, lança oficialmente a terceira etapa de sua Operação de Segurança integrada. O objetivo principal dessas operações é mitigar as atividades do crime organizado que ocorrem nas fronteiras e divisas desses cinco estados.

A operação SULMaSSP envolve cerca de 1.500 policiais, 320 viaturas e 6 aeronaves, que se unem para prevenir e reprimir crimes nessas áreas sensíveis. A iniciativa representa uma abordagem coordenada e estratégica para combater a criminalidade que opera nas fronteiras, onde a ação conjunta de diferentes agências de segurança é essencial.

Durante o evento de lançamento, que contará com a presença dos Secretários de Segurança Pública de cada estado, serão divulgados números parciais das operações em andamento no interior. Paulo Cezar Ramos de Oliveira, Secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, destacou a importância da união de esforços e da integração das ações de inteligência para combater efetivamente a criminalidade, especialmente nas fronteiras.

Mato Grosso do Sul teve a honra de sediar o Encontro dos Secretários de Segurança Pública do bloco SULMaSSP pela primeira vez em setembro. Este encontro visa alinhar ações e coordenar esforços para fortalecer a repressão aos crimes cometidos nas fronteiras entre o Brasil, Paraguai e Bolívia, bem como nas divisas entre os estados membros do bloco.

O SULMaSSP, criado em março de 2023, atua de forma coordenada para ampliar e fortalecer a repressão de crimes transfronteiriços e nas divisas estaduais. As ações são executadas por meio de várias agências de segurança, incluindo Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Científicas, Polícias Penais e Centros Integrados de Comando e Controle. A iniciativa visa desarticular organizações criminosas e aprimorar os mecanismos de defesa social, contribuindo para um ambiente mais seguro nos estados do bloco SULMaSSP.

Carregando Comentários...

Veja também