sábado, 21 setembro 2024

Polícia

há 6 meses

A+ A-

Operação policial desmantela golpe utilizando cadastros de servidores públicos

Atualizado: há 6 meses

Redação

Na manhã desta segunda-feira (18), a Decon (Delegacia Especializada na Repressão de Crimes contra as Relações de Consumo) desencadeou a Operação Deceive, mirando uma organização criminosa envolvida em estelionato em Campo Grande. Dois membros do grupo foram capturados.

Conforme informações do delegado Reginaldo Salomão, os criminosos exploravam o cadastro de servidores públicos para perpetrar suas fraudes. Supõe-se que os dados dos funcionários fossem obtidos do Portal da Transparência, sendo depois utilizados para fabricar cartões falsificados, instrumento chave para os golpes aplicados em empresas.

Os mandados de prisão foram executados em Campo Grande (MS), além de outros cumpridos em Goiás. As investigações indicam que o grupo ocasionou prejuízos avaliados em aproximadamente R$ 50 mil a duas empresas do setor de materiais de construção e elétrica, localizadas em Campo Grande e Dourados.

A operação desvendou a estratégia dos criminosos, que empregavam cartões de terceiros para realizar as compras, inicialmente negociadas por telefone e posteriormente pelo WhatsApp. Após a efetivação das transações, os bancos contatavam os titulares dos cartões para confirmar as operações. Diante da negativa, as compras eram anuladas, deixando as empresas prejudicadas sem receber os pagamentos.

Durante as buscas, uma série de evidências foi recolhida, incluindo cartões de crédito em nomes alheios, terminais de pagamento, quantias em dinheiro e anotações relacionadas ao golpe. Em uma das residências alvo, localizada no Jardim Los Angeles, substâncias entorpecentes, como maconha e cocaína, também foram encontradas, resultando na imputação adicional de tráfico de drogas a um dos envolvidos.

 

Carregando Comentários...

Veja também